Conheça nossos planos de saúde

Âncora de carreira: como usar na gestão de pessoas?

As âncoras de carreira podem ser boas ferramentas para os gestores conhecerem melhor o seu time. Veja os detalhes e saiba como fazer os testes online.

Time Alice
| Atualizado em
7 min. de leitura
Âncora de carreira

Âncora de carreira

Tamanho do texto

Na vida profissional, tem gente que se sente bem ao ser desafiada o tempo todo. Tem também aquelas pessoas que demonstram talento nato para gerenciar e ainda quem parece ter nascido para se especializar em um determinado assunto.

Todas estas diferentes qualidades e características profissionais podem ser melhor entendidas por meio de um conceito conhecido como âncora de carreira. 

Se você trabalha com gestão de pessoas e estuda como melhorar o desempenho e a motivação da sua equipe {e reter talentos!}, vale a pena estimulá-la com esse tipo de dinâmica. É uma opção de ferramenta que pode ajudar você a formar uma equipe de alta performance.

O que é âncora de carreira? 

Para entender o que é uma âncora de carreira, considere que toda pessoa tem suas próprias características e qualidades. No mundo profissional, certamente você se sai melhor fazendo algo que tenha mais a ver com você e que explora aquilo que você tem de melhor, concorda?

A âncora de carreira é um perfil de avaliação sobre as motivações das escolhas profissionais. Essa definição foi criada a partir de pesquisas de Edgar Schein, um dos mais conhecidos estudiosos em psicologia e desenvolvimento organizacional, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos anos 1970.

Ele desenvolveu um teste próprio estudando o comportamento de dezenas de estudantes e profissionais ao longo de anos, por meio de entrevistas e análises das variações das características psicológicas.

GESTÃO DE PESSOAS E LIDERANÇA banner

Teoria das âncoras de carreira

Segundo Edgar Schein, as pessoas que se encaixam em uma determinada âncora têm características e valores comuns, que dão uma perspectiva de como ela vai melhor profissionalmente. Conhecer esses traços, portanto, ajudaria a fazer escolhas positivas em temas de carreira e corrigir o que for insatisfatório.

Vale lembrar que essa dinâmica reflete o momento da carreira profissional. Nada impede que as prioridades possam mudar {e as âncoras também!} conforme o tempo ou necessidades pessoais de cada um. 

Também é comum que uma pessoa tenha características que sejam compatíveis com mais de uma âncora – assim como um grau maior ou menor de “compatibilidade” com uma âncora ou outra {tipo de 0 a 100, em vez de ou “sim ou não”}.

A relevância de reconhecer estes pilares profissionais é fundamental, explica Amanda Munhoz Perez, psicóloga da Comunidade de Saúde da Alice e especializada em orientação vocacional e planejamento de carreira.

“Às vezes as pessoas estão presas nesta ideia de ‘eu tenho que crescer’. Só pensam em uma progressão de carreira vertical {de chefia}, porque isto é vendido como sendo o sucesso. E às vezes a pessoa tem simplesmente um perfil de carreira mais horizontal, que pode ser uma excelente especialista”, exemplifica Perez.

Ancora de Carreira

Quais são os tipos de âncoras de carreira

  1. Autonomia e independência;
  2. Competência administrativa geral;
  3. Competência técnica e funcional;
  4. Criatividade empreendedora {ou empresarial};
  5. Dedicação a uma causa;
  6. Desafio puro;
  7. Estilo de vida;
  8. Segurança e estabilidade.

Autonomia e independência

Quem tem mais relação com essa âncora são pessoas com espírito independente, que preferem ter mais autonomia no trabalho e ditar suas próprias condições. Por ter grande foco em liberdade, essa âncora é associada a pessoas que se saem melhor como profissionais autônomos, a exemplo de freelancers, empreendedores e consultores.

Competência administrativa geral

Esta âncora diz bastante sobre liderança: quem tem mais ligação com ela são os profissionais que costumam crescer na carreira assumindo responsabilidades de forma geral – e acabam tendo mais facilidade para gerir diferentes áreas e integrá-las. É o perfil habitual de C-levels, gerentes, diretores, gestores, coordenadores e supervisores.

Competência técnica e funcional

Quem tem boa capacidade de se especializar em algo costuma ter uma pontuação alta nesta âncora. Aqui entram profissionais que trabalham melhor quando se aprofundam em habilidades e conhecimentos específicos. É a “casa” de pessoas mais especialistas e técnicas {das mais diferentes áreas}.

Criatividade empreendedora {ou empresarial}

Quem fica bem ao arriscar na criação novos negócios, empresas e projetos tem bastante a ver com essa âncora. São profissionais que se sentem realizados ao correr riscos, se desafiando em coisas novas. Empresários, gente que trabalha com inovação, empreendedores e pessoas de perfil bastante criativo, por exemplo.

Dedicação a uma causa

Esta âncora diz muito sobre como uma pessoa se relaciona com o mundo. Profissionais desta “casa” têm como foco principal da carreira ajudar os outros. Podem ser professores, voluntários, ativistas e cuidadores de crianças e idosos, por exemplo.

Desafio puro

Sabe aquela pessoa que adora solucionar desafios que parecem impossíveis? São essas que aparecem mais nesta âncora. É gente que gosta de desatar os nós mais complicados do trabalho. Por exemplo, supervisores de áreas técnicas, especialistas em gerenciamento de crise, TI e atletas.

Estilo de vida

Pessoas ligadas a esta âncora têm como princípio priorizar o alinhamento da vida profissional com a pessoal. São profissionais que buscam mais flexibilidade no trabalho, sem que isso signifique ter menos empenho. É quem geralmente trabalha bem como consultores ou fazendo home office.

Segurança e estabilidade

Pessoas que têm mais necessidade de se sentirem seguras e estáveis no ambiente de trabalho têm resultados mais altos nesta âncora. Trata-se de profissionais que são mais realizados quando têm previsibilidade. Por exemplo, colaboradores que seguem planos de carreira e funcionários públicos.

Teste de Âncora de Carreira: como funciona? Como fazer?

No teste de Schein, são pedidas opiniões sobre 40 afirmações, respondendo em uma escala de 1 a 6: 1 é “afirmação nunca é verdadeira para mim”, 2 a 3 são “ocasionalmente é verdadeira para mim”; 4 a 5 são “frequentemente é verdadeira para mim”; e 6 é “sempre é verdadeira para mim”.

Alguns exemplos:

  • Sonho em me sair tão bem no que faço que minha opinião de especialista seja sempre solicitada;
  • Sinto mais realização em meu trabalho quando sou capaz de integrar e gerenciar o trabalho dos outros;
  • Sonho em ter uma carreira que me dê a liberdade de fazer o trabalho do meu jeito e no tempo por mim programado;

Com a soma e o cálculo dos resultados, é possível descobrir qual o grau de afinidade que um profissional tem com cada âncora. 

Como fazer um teste online de âncoras de carreira 

Na internet, existem várias adaptações do teste de Edgar Schein sobre as âncoras de carreira. 

Uma possibilidade é baixar um teste já em formato de planilha, como o da We4You, ou então fazer diretamente online, como este aqui {em inglês}.

Mas não custa lembrar que existem muitos outros fatores que guiam uma vida profissional – e não só as âncoras, ok? 

O que o resultado do teste de âncora de carreira diz sobre um profissional? 

Vale já deixar claro: um resultado de um teste de âncora de carreira não vai trazer todas as respostas sobre o que esperar da vida profissional de uma pessoa. 

Na prática, esse teste rápido ajuda a entender o perfil de motivações e valores profissionais e cria novas possibilidades para auxiliar na satisfação das escolhas profissionais dos colaboradores. Aliado a outras ferramentas de orientação vocacional, você pode corrigir rumos ou fazer planejamentos mais eficazes.

Qual a importância do inventário de âncora de carreira?

Como nos conta a psicóloga Amanda Munhoz Perez , grande parte dos problemas e dos geradores de ansiedade envolvendo a carreira vem de expectativas desalinhadas. Com as âncoras de carreira, dá para entender melhor se um profissional está encaixado em uma função adequada ou se está sendo mais “peixe fora do aquário”.

“Se eu tenho uma pessoa com âncora mais de desafio e a ponho em uma função com muitas tarefas operacionais, ela não vai se motivar. Por outro lado, se tenho uma âncora mais de estabilidade e vou para um ambiente em que estou sempre na berlinda, vou me sentir insegura. Isso vai ser um gerador de ansiedade”, avalia.

Tendo o resultado do teste de âncora de carreira em mãos, você entende um pouco melhor em quais categorias consegue encaixar seu time – e assim ajudá-los a planejar sua carreira de modo mais satisfatório.

O que achou desse artigo?

Média: 5,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos