Conheça nossos planos de saúde

Principais dúvidas na rotina do RH e as respostas da Caju

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Lucas Fernandes, gestor da Caju, sorri para foto

Lucas Fernandes, gestor da Caju, sorri para foto

Tamanho do texto

Até pouco tempo atrás, na hora de decidir entre as ofertas de vagas das empresas, as pessoas comparavam a remuneração – e ponto.

Mas isso tem mudado muito, explica Lucas Fernandes, líder de gente e gestão da Caju, empresa de tecnologia especializada em benefícios e soluções para RH.

“Hoje, as pessoas querem realmente entender como funcionam os benefícios (oferecidos pelas empresas)”, explica.

Veja abaixo as principais dúvidas que o time de RH precisa ter na ponta da língua para responder ao colaborador.

Flexibilidade no trabalho

É presencial ou remoto? O escritório tem fácil acesso ao transporte público? Se for híbrido, são quantas vezes por semana? Tem flexibilidade ou são dias fixos? Por que a empresa optou por esse modelo?

Mesmo não prevista em lei, a flexibilidade do trabalho é um benefício que tem sido muito procurado pelas pessoas até para considerar uma eventual mudança de emprego, diz o gestor da Caju.

Modelos híbridos, que permitem que o colaborador escolha entre trabalhar de casa ou no escritório, têm sido muito demandados – e, claro, alvo de muitas dúvidas, que precisam ser respondidas de forma bastante clara e transparente para evitar ruídos e eventuais frustrações.

Na Caju, o modelo de trabalho adotado é o remote-first {assim como na Alice}, ou seja, remoto em primeiro lugar.

A empresa tem um escritório, que pode ser utilizado pelos colaboradores, mas as pessoas trabalham essencialmente de forma remota – e todos os processos são ajustados para que funcionem neste formato.

Esse modelo facilita bastante na parte de contratação, por permitir que a empresa tenha pessoas de todo o Brasil, o que amplia ainda a diversidade da equipe, explica o gestor.

De acordo com Fernandes, nos modelos híbridos ou remotos, outra dúvida que sempre aparece é se existe algum auxílio de custeio para gastos com conta de luz e internet e se a empresa fornece os equipamentos para montar uma estação de trabalho em casa.

Funcionamento do vale alimentação

Outra questão frequente dos colaboradores é sobre os vales alimentação e refeição. O gestor da Caju explica que muitos trabalhadores costumam levar dúvidas sobre os estabelecimentos onde são aceitos e, principalmente, sobre a flexibilidade no uso.

A Caju, por exemplo, é uma empresa de tecnologia especializada em benefícios, que busca dar maior flexibilidade à gestão dos recursos e autonomia para o funcionário. 

A empresa reúne em um único cartão {da bandeira Visa} várias categorias de benefícios. Mensalmente, o funcionário recebe um determinado valor e consegue distribuí-lo como quiser, por meio de um aplicativo, para alimentação, refeição, mobilidade (combustível, transporte público e pedir carros por apps) e até para pagar cursos, contas de consumo, assinar serviços de streaming, ir ao cinema e usar em farmácias.

“O legal do cartão é que o funcionário não precisa ficar checando se o estabelecimento é cadastrado na rede credenciada”, explica Fernandes – ele pode ser usado nos 2 milhões de lugares que aceitam Visa.

“Esse é um grande diferencial que tem levado muitos gestores de RH a procurar a Caju”, diz Fernandes. 

Cobertura do plano de saúde 

Fernandes explica que uma das principais questões trazidas ao time de People é sobre como as empresas cuidam da saúde dos colaboradores.

Os funcionários querem entender como é a cobertura e todos os outros benefícios disponíveis.

Essa sempre foi uma das dúvidas mais frequentes, mas, nos últimos tempos, principalmente depois de o burnout ter sido reconhecido pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como doença ocupacional, a saúde mental deixou de ser apenas um detalhe nas conversas sobre planos.

O gestor da Caju explica que o RH precisa conhecer os detalhes de como são os cuidados nesta área, principalmente de forma preventiva.

“Buscamos muito o apoio de empresas parceiras como a Alice para explicar a proposta de valor de determinado benefício”, diz ele.

A Alice acaba de lançar um plano voltado para colaboradores de empresas, no qual cada funcionário tem acesso ao Time de Saúde, com profissionais responsáveis por coordenar o cuidado de acordo com as particularidades de cada pessoa, com foco em atenção primária.

Além disso, a Alice para Empresas traz também outras duas grandes inovações para o mercado: um teto de reajuste e o Score Magenta, metodologia científica própria para monitorar a evolução de saúde dos funcionários.

Práticas de inclusão e impacto social

Funcionários também têm buscado o time de People cada vez mais para saber se os planos de incentivos das empresas promovem a inclusão.

Um exemplo é a licença-paternidade: por lei, são cinco dias de afastamento, mas, segundo o gestor da Caju, já existem empresas concedendo até um mês.

“Isso começa a trabalhar o conceito de parentalidade de forma diferente, estendendo o papel ao homem. Os colaboradores procuram saber o que a empresa está oferecendo de benefício para ajudar na dinâmica familiar.”

Muitas companhias também estão apoiando a troca de nome social no caso de pessoas trans.

“As pessoas estão vendo cada vez mais que as empresas têm um papel social importante e vêm percebendo de maneira muito forte o modo como elas se posicionam em relação às práticas de equidade social e equidade de gênero. Isso melhora a reputação, inclusive entre os funcionários.”

Desenvolvimento de carreira

Outra dúvida relevante, ressalta Fernandes, é sobre a perspectiva de crescimento dentro da empresa.

“O que eu costumo fazer é trazer alguns exemplos reais”, diz ele. “(Para o colaborador) É importante analisar a trajetória das pessoas na companhia e entender como elas se desenvolveram.”

Na Caju, o gestor explica que, quando ele e seu time recebem perguntas sobre esse tópico, eles conectam o colaborador a pessoas que já estão na empresa há mais tempo, para que elas compartilhem suas histórias pessoais.

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos