Conheça nossos planos de saúde

Como diminuir atritos no time sobre trabalho presencial?

Em certas situações, o modelo presencial ou híbrido é necessário (ou até inevitável); saiba o que fazer para reduzir resistências na equipe.

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Trabalho presencial e híbrido

Trabalho presencial e híbrido

Tamanho do texto

Uma publicação da Harvard Business Review de março de 2021 mostrou que 81% dos 1.500 entrevistados (pessoas que experimentaram o home office durante a pandemia) preferiam não voltar ao escritório ou para um modelo de trabalho híbrido. 

Tendência semelhante foi apontada no report People at Work 2022: A Global Workforce View, que traz os resultados de uma pesquisa feita em novembro de 2021 com 32 mil trabalhadores em 17 países, incluindo o Brasil.

“Dois terços da força de trabalho global (64%) já procuraram ou consideraram procurar outro emprego se o empregador insistisse que eles retornassem ao local de trabalho em tempo integral”, registra o relatório, que também indicou que 70% dos participantes disseram querer mais flexibilidade.

Embora as pesquisas tragam dados expressivos que devem ser considerados, o que pode definir qual modelo de trabalho se aplica melhor a cada empresa é o tipo de negócio, as atividades desempenhadas diariamente e a necessidade ou não de proximidade física com o cliente. 

Se o modelo de trabalho presencial ou híbrido é o caso da sua empresa, separamos três dicas para ajudar o RH a diminuir resistências e evitar o turnover.

Crie um clima de trabalho humanizado

Para criar um bom ambiente, é importante antes de tudo que os funcionários saibam bem os motivos da escolha do modelo presencial ou híbrido. Ter clareza sobre as razões, mostrando como isso é importante para a missão da empresa, pode ajudar a engajar o colaborador. 

Uma ideia para os RHs é encorajar as chefias a terem conversas one-on-one com cada membro do time, dentro de uma proposta de liderança humanizada

Se houver espaço para as equipes terem autonomia para definir a escala de trabalho, essa pode ser uma oportunidade a se avaliar para conciliar o trabalho com as necessidades de cada colaborador. 

Uma boa estratégia de comunicação interna também contribui para criar acolhimento e conexão, além de despertar a sensação de pertencimento. 

Mensagens empáticas ajudam a criar um ambiente com mais segurança psicológica.  

Ofereça novas possibilidades no escritório 

Durante a pandemia, muitas pessoas criaram novos hábitos. Algumas passaram a dar preferência à alimentação fresca, cozinhando em casa, outras adotaram um bichinho de estimação. 

Para que não haja uma ruptura total com esses novos costumes, o escritório pode ser adaptado para oferecer, por exemplo, uma cozinha melhor equipada.

Um espaço para animais também é uma ideia. Empresas “pet friendly” consideram cachorros e gatos bem-vindos, mas estabelecem regras para as visitas dos bichanos, como aviso prévio e comprovação de vacinação. 

Criar novos espaços de convivência pode ser outra medida para cativar os colaboradores. Assim, as pessoas terão mais oportunidade de se encontrar com os colegas de trabalho em momentos informais. 

Algumas empresas também promovem atividades de integração – presenciais e virtuais – como clubes de afinidade, campeonatos esportivos e grupos de leitura. 

Tenha um modelo de plano de trabalho para novos surtos

A pandemia deixou muitos legados e mudou profundamente o mercado de trabalho.

Mas o que muita gente evita pensar é que novos surtos de contaminação podem voltar a acontecer. Em um mundo global, a transmissão de doenças ocorre de forma rápida, sendo necessárias medidas imediatas para barrar a propagação.

Diante dessa possibilidade, é importante que as empresas tenham um plano. Os RHs podem ajudar a construí-lo listando os aprendizados durante o período da disseminação da covid-19 e propondo medidas eficazes, caso sejam necessárias no futuro. 

Seja no modelo presencial ou remoto, um clima humano e saudável pode ser a resposta para evitar o turnover de funcionários e reter talentos. E a Alice para Empresas pode ser parceira nessa missão. Conheça os benefícios de se ter uma gestora de saúde ajudando você a cuidar da saúde dos seus colaboradores.

O que achou desse artigo?

Nenhuma avaliação

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos