Atualizado em 9 de agosto de 2022.

Entre os planos de saúde, a coparticipação é cobrada quando a pessoa paga à operadora uma parte dos custos dos procedimentos que realizar, como consultas, exames e/ou o uso do pronto-socorro. 

A coparticipação é cobrada além da mensalidade e deve estar descrita em contrato. Ela é prevista pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), responsável pela regulação dos planos de saúde no Brasil e vinculada ao Ministério da Saúde.

Segundo a ANS, a coparticipação é um mecanismo de regulação financeira e os motivos para ela existir são: o incentivo ao bom uso do plano de saúde e a possibilidade de oferecer mensalidades menores. Ou seja, ela existe para que haja um uso sustentável do plano de saúde, sem exageros {ou descoordenação}. 

Como funciona a coparticipação na Alice?

A Alice vê a saúde de uma forma diferente. A coparticipação não é cobrada das pessoas membras quando há um encaminhamento por parte do time da Alice. Vamos te explicar tintim por tintim como isso funciona. 

Mais do que um plano de saúde, a Alice é uma gestora da saúde que oferece um cuidado de perto, integrado e coordenado com profissionais da saúde, laboratórios e hospitais. Aqui não tem aquela história de a pessoa ficar perdida sem saber qual profissional de saúde consultar ou se deveria ir a um hospital.

Em caso de uma queixa de saúde, nossos membros acionam nossos profissionais de saúde pelo app da Alice, e juntos eles tomam a decisão mais adequada – que pode envolver o encaminhamento para uma consulta presencial na Casa Alice, um atendimento com uma especialista ou mesmo uma ida para o pronto-socorro em caso de urgências e emergências.

Um exemplo na prática: vamos supor que você tenha tido muita dor de cabeça e acha que deve ir ao neurologista {ou será que é o caso de um oftalmologista?}. Antes de marcar a consulta, você acessa o Alice Agora pelo app e explica o que está sentindo. 

Os profissionais de saúde analisam o caso junto com você, avaliam seu histórico, sintomas e seguem todos os protocolos de saúde para, depois, passar um tratamento ou indicar o especialista mais adequado.

Nesse caso, ao se consultar primeiro com seu time, além de seguir o melhor caminho para sua saúde, você não pagará coparticipação na consulta com o especialista, nem em possíveis exames solicitados, e não terá nenhum custo adicional caso seja direcionado ao hospital. Ou seja, todo o serviço estará incluso na sua mensalidade.

Dependendo do caso, os próprios profissionais de saúde da Alice resolvem, e você não precisa nem sair de casa {melhor cenário, né?}. Afinal, estamos falando de um time de enfermeiras(os) e médicas(os) com diferentes especialidades e preparados para te orientar em qualquer situação, seja emergencial ou não.

Ah, e isso tudo vale tanto para o membro que escolheu diretamente a Alice quanto aquele que conheceu a gente por meio do emprego, pela Alice para Empresas

Quero ir mesmo assim ao especialista; eu pago coparticipação?

Se mesmo assim você preferir ir direto ao consultório da(o) médica(o) que faz parte da nossa Comunidade de Saúde {como chamamos nossa rede credenciada}, sem falar antes com a Alice ou até se não concordar com a sugestão do seu time, tudo bem.

Nesse caso, será cobrado um percentual de coparticipação estabelecido no contrato. Esses valores são fixos por tipo de serviço e está tudo descrito no contrato que você assina com a gente.

E em situações de urgência?

Em casos de urgência {sem risco iminente de morte, mas que precisa ser resolvido logo}, funciona da mesma forma. Aconteceu algo? É só você ou uma pessoa de confiança nos avisar pelo app. 

Em poucos segundos vamos te orientar sobre o que fazer e para qual pronto-socorro seguir. 

Claro, se for muito grave, e não for possível entrar em contato antes, não se preocupe. Assim que puder, nos avise que acompanharemos o seu caso.‍

‍A gestão da sua saúde é feita de forma personalizada

Agindo assim, garantimos que você tenha sempre o melhor direcionamento possível, sem precisar ir a consultas e exames desnecessários ou até sair correndo para o pronto-socorro apenas para receber uma receita médica {quem nunca?}. Além disso, esse formato nos permite manter todo o sistema da Alice funcionando de maneira realmente integrada.

Queremos o melhor para você e sua saúde, e também o melhor uso do seu tempo e da sua energia. Por isso, estamos sempre abertos para te ouvir. Converse primeiro com seu time, aproveite esse espaço. Quando você deixar claro seus motivos e suas preocupações de saúde, seu time fará de tudo para que você fique mais saudável e tranquilo(a).

O mais importante é entender que: não queremos que você use menos os serviços de saúde {pelo contrário!}, mas que os utilize da maneira mais eficiente para te manter sempre saudável {menos consultas desnecessárias e mais tempo para viver a sua vida mais saudável}.

Quer ter a Alice? É simples e fácil. Basta simular seu plano aqui.