Conheça nossos planos de saúde

O que a enfermagem da Alice pode fazer pela sua saúde?

De consultas a exames e medicamentos: a enfermagem está em todas as áreas da Alice.

Time Alice
| Atualizado em
7 min. de leitura
O que a enfermagem da Alice pode fazer pela sua saúde?

O que a enfermagem da Alice pode fazer pela sua saúde?

Tamanho do texto

Atualizado em 18 de agosto de 2022. 

Você sabia que os profissionais de enfermagem podem prescrever remédios e exames? E que também podem fazer consultas? 

Lembrar qual é o papel da equipe médica no cuidado com a saúde pode ser mais simples, mas há muitas outras profissões que compartilham da mesma missão: garantir que as pessoas sejam cada vez mais saudáveis.

E a equipe de enfermagem está aí para isso! Na Alice, enfermeiros e técnicos de enfermagem se dividem em diferentes áreas – desde o atendimento dos membros até a análise das melhores evidências científicas e o desenvolvimento de protocolos que são seguidos por todos os profissionais da gestora de saúde.

Onde estão os enfermeiros na Alice?

Eles estão distribuídos em diferentes áreas; confira os principais:

Alice Agora

No Alice Agora, que é o nosso canal de comunicação a distância {e está no aplicativo da Alice}, cada dúvida ou queixa é analisada por um time de enfermagem e de medicina. Quer entender melhor como funciona? Conheça a história do Tiago Soico que teve um final feliz graças à atuação de três enfermeiras que se revezaram nos seus cuidados após uma batida de cabeça épica.

Casa Alice

Precisa fazer algum exame ou consulta na Casa Alice? Com certeza você encontrará profissionais de enfermagem onsite disponíveis para tirar dúvidas e realizar os procedimentos, como o exame Papanicolau. Escolher o melhor método contraceptivo, por exemplo, também passa por uma conversa com a equipe de enfermagem!

Care Coord

Já as(os) enfermeiras(os) de care coord (coordenação de cuidado) organizam o cuidado do membro no backstage seja garantindo que a pessoa tenha o melhor atendimento em um hospital ou laboratório parceiro, ou conversando com os médicos e demais profissionais da rede credenciada, a nossa Comunidade de Saúde. As(Os) enfermeiras(os) gestoras(es) têm um trabalho longitudinal, ou seja, atendem o membro ao longo do tempo em que estiver na Alice.

Health Excellence

No time responsável por construir os melhores protocolos de atendimento estão os(as) enfermeiros(as) da área de Health Excellence da Alice. São eles que pensam nas lógicas de saúde {ou os melhores caminhos de saúde para cada membro}, tendo sempre em mente a qualidade e a segurança.

Viu só? A enfermagem é peça fundamental para que a gestão do cuidado do nosso membro seja coordenada, personalizada e assertiva.

Enfermagem da Alice em números

Lembra que falamos sobre o Alice Agora? Pois lá atuam 35 profissionais de enfermagem, que respondem às dúvidas e atendem as queixas {especialmente as mais urgentes!}. 

Já na gestão do cuidado do membro estão 43 profissionais e outros 22 estão na função de acolhimento {aqueles que respondem diretamente às dúvidas na aba de “Seu Time”, dentro dos canais do app da Alice}. 

Temos ainda oito enfermeiros na coordenação do cuidado, quatro na Health Excellence {desenvolvendo os protocolos}, seis enfermeiros onsite, além de 16 técnicos de enfermagem, que atuam apenas presencialmente nas Casas Alice.

Esses números são de agosto de 2022 e podem ser atualizados conforme o crescimento das equipes! 

O que a enfermagem da Alice pode fazer pela sua saúde?

Muito, segundo Silvia Marques, enfermeira da Alice e gestora dos enfermeiros do Alice Agora, junto com a Mayara Loureiro. 

“Faz parte da formação do enfermeiro o cuidado holístico do membro, ou olhar a pessoa como um todo. Se o membro não está feliz na vida pessoal ou na profissional, isso impacta no jeito como ele se cuida e na sua saúde. E é papel do enfermeiro cuidar da pessoa de uma forma ampla”, explica. 

Marques lembra que, na Alice, o atendimento é coordenado entre todos os profissionais que o membro precisar. “Quando o membro tem alguma demanda de saúde, a equipe de enfermagem e médica discutem a melhor alternativa para o tratamento, definindo uma hipótese diagnóstica. A reavaliação contínua segue com a enfermagem”, exemplifica. 

Além disso, a enfermagem tem a autonomia para o cuidado em várias frentes. “A enfermagem está em todas as fases, do contato direto com o membro, seja presencial ou digital, ao indireto, na construção de fluxos de cuidado. Estamos junto de outros times, como equipe médica, de nutrição e dos psicólogos. Às vezes, o membro vai precisar mais do médico e às vezes mais do enfermeiro ou da nutricionista ou da psicóloga, e está tudo bem”, detalha. 

O que é a enfermagem?

Vamos dar um passo atrás e entender melhor do que estamos falando? Enfermagem é uma categoria profissional com não só um, mas três tipos profissionais: 

  • Enfermeiro;
  • Técnico de enfermagem;
  • Auxiliar de enfermagem. 

A diferença entre eles vai desde a formação até os níveis de complexidade nas tarefas do dia a dia. 

Quais são os cuidados da enfermagem?

Para entender os cuidados da enfermagem, vale diferenciar pelo o que cada profissional é responsável. 

1. O que faz o(a) enfermeiro(a)?

Os enfermeiros(as) são os que têm a maior grade de formação, pois passam por um curso de nível superior em enfermagem que dura entre quatro a cinco anos. Os enfermeiros são os gestores da saúde, responsáveis pelo planejamento da assistência do cuidado. 

Os enfermeiros podem fazer consultas de enfermagem e prescrever medicamentos ou solicitar exames, caso existam protocolos nas instituições de saúde que permitam isso. Aqui na Alice, por exemplo, há cerca de 60 protocolos que garantem essa função aos enfermeiros. 

“O enfermeiro tem a competência clínica para prescrever. Mas, diferentemente dos médicos, precisa de um protocolo institucional para isso. Tendo essa autonomia, há mais sustentabilidade na saúde como um todo”, explica Rafael Barreto Coelho, enfermeiro gestor da Alice.

2. O que faz o(a) técnico(a) de enfermagem? 

A partir de um curso técnico, com duração de dois anos, o técnico de enfermagem garante autonomia para alguns procedimentos. 

São esses profissionais que fazem as coletas de sangue ou os exames de bioimpedância {que analisam a composição corporal do membro}, por exemplo. Atuam sob supervisão e executam as ações planejadas pelo enfermeiro. 

3. O que faz o(a) auxiliar de enfermagem? 

A formação do auxiliar de enfermagem tem cerca de 15 meses e a sua atuação está voltada aos cuidados de pessoas com doenças de menor complexidade. São responsáveis por uma atenção direta ao membro, como administrar algumas medicações, além de cuidados de higiene pessoal e de movimentação. 

“A enfermagem é uma Ciência em constante evolução, e tem um papel extremamente relevante quando pensamos na cobertura universal da saúde. Isso porque os profissionais não atuam apenas no tratamento das doenças, mas também no cuidado para que o membro não adoeça. O papel da enfermagem se expressa de maneira importante ao garantir a segurança do membro”, resume bem a Maite Augusta Correa Costa Rossetto, Health Excellence Nurse Leader, da Alice. 

Enfermagem no Brasil

Há, atualmente, cerca de 2,7 milhões de profissionais no Brasil, segundo os dados do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Destes, 58,8% são técnicos de enfermagem, 24,5% são enfermeiros e 16,5% são auxiliares de enfermagem, segundo a entidade que representa a categoria.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos