Conheça nossos planos de saúde

Como a Alice te ajuda a escolher o melhor anticoncepcional para você

Você não precisa escolher o melhor método contraceptivo por conta própria. Saiba como a Alice te ajuda a tomar essa decisão.

Ana Araujo
| Atualizado em
4 min. de leitura
Totem de madeira apontando para dois caminhos possíveis

Totem de madeira apontando para dois caminhos possíveis

Tamanho do texto

O Dr. Google não é o lugar mais indicado para entender qual é o melhor anticoncepcional para você. É fácil se perder com o volume enorme de informações {que estão longe de serem individualizadas}. 

Escolher um método contraceptivo envolve conhecer não apenas a eficácia, mas também seu próprio corpo. Na prática, o anticoncepcional mais indicado é aquele que se encaixa melhor no seu estilo de vida.

Não seria ótimo ter ajuda para chegar a essa decisão? É isso o que a Alice oferece.

A jornada para encontrar o melhor anticoncepcional para você

Aqui na Alice, a escolha do método contraceptivo começa com uma conversa com o profissional de enfermagem que cuida da sua saúde, que tem todo o conhecimento e a autonomia para te orientar, acolher e apoiar nessa escolha.

O bate-papo é leve, em ambiente seguro. A conversa envolve contar alguns detalhes da sua vida {aqueles que você quiser compartilhar, é claro}.

“Juntos, nós conseguimos identificar o método que melhor atende às expectativas e necessidades de cada pessoa”, diz Marilia Carrer, enfermeira da família da Alice. 

Estas são algumas perguntas que você pode ouvir:

  • Há vontade de engravidar? {e, se sim, quando};
  • Qual é o motivo do uso? {spoiler: não engravidar não é o único possível};
  • Como é sua rotina e estilo de vida?
  • Com quem você se relaciona sexualmente {se com homens, mulheres ou os dois} e qual identidade de gênero?
  • Como é sua vida sexual?
  • Já usou algum método contraceptivo antes? {e, se sim, qual];
  • Qual seu histórico de saúde familiar? {por exemplo, alguém já teve trombose?};
  • Quais medicações você usa?

“A partir daí, podem ser oferecidos métodos contraceptivos eficazes e adequados, de forma individualizada, considerando os mecanismos de ação, eficácia, complicações, efeitos colaterais e adversos de cada método, cabendo então à própria pessoa decidir entre as opções”, explica Miriane Marques, ginecologista da Alice.

De acordo com Michel Duailibi, médico de família e comunidade da Alice, o princípio fundamental nessa escolha é a autonomia no processo. 

“Para isso, temos que oferecer direito e acesso ao método, profissionais que saibam a parte científica e individualização da escolha com decisão compartilhada do método”, diz.

Tipos de contraceptivos

Na prática, imagine que você vai para a consulta com a enfermagem com a ideia de colocar um DIU. Durante o papo, o profissional vai te dar as informações mais atualizadas {sempre baseadas em evidências científicas} sobre este contraceptivo. Assim, sua decisão será mais esclarecida.

Essa autonomia também é importante para que o indivíduo fique satisfeito com o anticoncepcional que escolheu {e use-o certinho}.

Segundo Marques, essas são algumas das possibilidades:

  • Pílulas anticoncepcionais de uso oral, que podem combinar dois hormônios (estrogênio e progesterona) ou trazer apenas a progesterona {a escolha entre um tipo ou outro varia de acordo com histórico familiar e outros fatores};
  • Anéis vaginais, que são inseridos na região e liberam os hormônios aos poucos. Devem ser trocados todo mês;
  • DIUs (dispositivos intrauterinos, que são inseridos dentro da cavidade do útero). Há diversos tipos. O de cobre dura até 10 anos, enquanto os hormonais (Mirena e Kyleena), que liberam hormônio aos poucos, têm duração média de 5 anos;
  • Implantes subdérmicos de etonogestrel, mais conhecidos como implanon, que são colocados debaixo da pele do antebraço e liberam hormônio continuamente. 

Escolhi meu método contraceptivo, e agora?

Depois dessa conversa, o caminho a ser tomado depende de qual foi a escolha da pessoa. Se foi a pílula oral, por exemplo, o profissional responsável pelo atendimento encaminhará pelo aplicativo da Alice a prescrição para a compra. Se for a inserção de DIU, os encaminhamentos para os exames e para o procedimento também chegarão via app.

“Nós colocamos no Plano de Ação no app as principais orientações para o momento pré e pós-procedimento. Assim, a pessoa membra consegue agendar no próprio aplicativo quando irá fazê-lo na Casa Alice”, diz Carrer.

O acompanhamento não para por aí. Quem começou a usar um novo método contraceptivo ainda receberá mensagens dos profissionais via app para saber como está o processo de adaptação, checar se há dúvidas e identificar possíveis sinais de alarme. 

“É valioso para a Alice que as pessoas com útero tenham o direito de fazer escolhas sobre sua saúde reprodutiva e tenham autonomia sobre controle do ciclo menstrual”, finaliza Marques.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 3,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos