Conheça nossos planos de saúde

Reajuste de plano de saúde: como é na Alice?

Vamos te explicar de forma transparente como calculamos o reajuste e quando é cobrado, mas já fica o spoiler: o reajuste no plano empresarial é previsível, sem surpresas.

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Mão segura celular

Mão segura celular

Tamanho do texto

A Alice tem a missão de tornar o mundo mais saudável. Isso significa que a gente quer levar o nosso cuidado para cada vez mais empresas, de uma forma previsível e sustentável {sem surpresas na hora do reajuste!}.

Como funciona o reajuste na Alice?

A Alice tem membros com dois tipos de planos — individual/familiar e empresarial–, e cada um deles tem suas próprias regras de reajuste.

O reajuste do plano empresarial na Alice é previsível, porque ele é calculado com base no IPCA. Já as demais operadoras usam a Variação do Custo Médico Hospitalar (VCMH), que tende a ser maior que o IPCA e não pode ser acompanhado. Aí já viu a surpresa quando o reajuste chega, né?

Com reajuste mais previsível, você tem melhor controle dos custos do plano de saúde. Se você comparar, vai ver que ter Alice faz muito mais sentido para a sua empresa.

Já o reajuste do plano individual segue as regras da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que anualmente indica um percentual máximo. 

Reajuste de plano empresarial na Alice

Em todos os planos coletivos/empresariais, a Alice usa como índice para o reajuste o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que é o indicador definido pelo IBGE e fácil de consultar. 

Além disso, são consideradas apenas as despesas da atenção secundária (especialistas de clínicas e ambulatórios) e terciária (cuidado oferecido por hospitais, como internações e cirurgias). 

No caso da atenção primária (prevenção e promoção da saúde no dia a dia, ou o Time de Saúde da Alice), a Alice não considera os custos no reajuste. Ou seja, os colaboradores podem usar sem medo o Time de Saúde. 

Para empresas com mais de 30 membros, a Alice apresentou mais uma inovação para o mercado: um teto de reajuste fixado em até duas vezes o IPCA anual, o que traz mais segurança, transparência e previsibilidade.

Reajuste de plano individual na Alice

Na Alice, os planos individuais seguem as orientações da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). 

Anualmente, a ANS indica um percentual máximo de reajuste para os planos de saúde individuais e familiares regulamentados. O cálculo leva em conta o IVDA (Índice de Valor das Despesas Assistenciais) e o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). 

Reajuste do plano individual da Alice em 2023

Em 2023, a ANS estabeleceu um percentual máximo de reajuste de 9,63% para planos de saúde individuais e familiares.

A Alice decidiu aplicar esse mesmo percentual de reajuste, de 9,63%, porque ele está alinhado com o aumento de custos que tivemos com nossos parceiros e com uma maior frequência de uso dos nossos serviços. 

Vamos te explicar de forma transparente {como sempre fazemos por aqui} como ele foi calculado e quando será cobrado. Para isso, preparamos uma lista com as principais perguntas e respostas sobre o assunto.

Quais são os fatores que impactam o reajuste?

Os custos de um plano de saúde podem subir por alguns fatores, como:

  • Aumento de frequência de uso do plano de saúde;
  • Custos dos serviços médicos e dos insumos;
  • Reajustes anuais dos contratos com hospitais e laboratórios; 
  • Inflação;
  • Novas tecnologias em procedimentos e exames, com maior custo;
  • Inclusões de novos procedimentos no rol da ANS ou outras alterações na regulamentação.

Como foi calculado o teto de reajuste da ANS em 2023?

Para entender esse cálculo, é preciso dar uns passos para trás e lembrar do que aconteceu em 2020 e 2021. Em 2021, a ANS anunciou, pela primeira vez, um percentual de reajuste negativo, ou seja, as mensalidades tiveram redução no período entre maio de 2021 a abril de 2022. 

Isso ocorreu porque houve uma queda no uso dos planos durante o isolamento social em 2020, primeiro ano da pandemia de covid-19. 

Como a utilização dos serviços médicos ficou represada, é natural que ela voltasse acima do normal em 2021, ainda que de forma gradual. Além disso, os custos foram impactados pela inflação. 

Já em 2022, houve uma retomada dos serviços. As despesas assistenciais per capita nos planos individuais regulamentados tiveram crescimento de 12,69% em 2022 comparado a 2021, segundo a ANS.

De acordo com o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS, Alexandre Fioranelli, em 2022 passou a ser observada uma frequência de uso do plano de saúde similar ao do período pré-pandemia. “Em linhas gerais, quando comparamos 2022 a 2021, notamos o crescimento do número de beneficiários, a elevação dos custos dos insumos e um aumento seguido de estabilização da utilização dos serviços de saúde suplementar”, disse ele em nota da ANS. 

Quem vai ter a mensalidade reajustada na Alice?

Todas as pessoas de planos individuais/familiares que se tornaram membras da Alice até o dia 30 de abril de 2023. O percentual de reajuste será válido para contratos que fizerem aniversário entre maio de 2023 e abril de 2024. 

Quando passarei a pagar a nova mensalidade do meu plano Alice?

O reajuste será aplicado a partir de agosto, no mês de aniversário da data de assinatura do contrato, e ficará válido por um ano.

Um exemplo: se você virou membro(a) da Alice em setembro de 2022, a sua nova mensalidade reajustada chegará em setembro de 2023. 

Como fica a mensalidade de quem faz aniversário de contrato em maio, junho e julho?

O valor máximo do reajuste foi divulgado pela ANS em 12 de junho de 2023 e, por isso, a atualização será implementada apenas a partir das mensalidades de agosto. 

  • Aniversário de contrato em maio/23

A fatura de agosto já terá o novo valor (com o reajuste de 9,63%) mais a diferença referente a maio. Em setembro, a nova mensalidade incluirá a diferença referente a junho. Em outubro, a nova mensalidade incluirá a diferença referente a julho.

  • Aniversário de contrato em junho/23

A fatura de agosto já terá o novo valor (com o reajuste de 9,63%) mais a diferença referente a junho. Em setembro, a nova mensalidade incluirá a diferença referente a julho.

  • Aniversário de contrato em julho/23

A fatura de agosto já terá o novo valor (com o reajuste de 9,63%) mais a diferença referente a julho.

Ou seja, parcelamos as cobranças retroativas, seguindo as regras da ANS, e assim não ficará muito pesado para os nossos membros.

O reajuste pode ser diferente dependendo do tipo de plano?

Não. Ele será igual para todas as pessoas membras com planos individuais.

O reajuste da mensalidade tem a ver com a mudança de faixa etária?

Não. O reajuste da mensalidade é aplicado anualmente no aniversário do contrato. Já a revisão de preço referente à faixa etária varia conforme a idade de cada pessoa membra {os percentuais dessa revisão vêm definidos no seu contrato}.

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos