Uma notícia em primeira mão para você: A Alice irá aplicar o reajuste anual negativo determinado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para o período de abril de 2021 a maio de 2022 no valor das mensalidades de todos os membros que adquiriram nosso produto até abril de 2021.

Isso mesmo que você ouviu, o reajuste aplicado este ano será negativo. Sim, para baixo! O que significa uma redução de -8,19% no valor das mensalidades cobradas de todos os membros que adquiriram o seu produto Alice até abril de 2021.

Quando esse reajuste será aplicado? A partir do mês de aniversário do seu contrato com a Alice, ou seja, assim que você completar um ano como membro. Importante dizer que esses valores e datas estão dentro do que foi determinado pela ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar, que regula as operadoras de saúde do Brasil).

Agora se o aniversário for seu e não do seu contrato com a Alice, e dessa forma você mudar de faixa etária (aqui a gente detalha tudo para você), as regras de reajuste na mensalidade continuam as mesmas, combinado?

E se você estiver se perguntando por que Alice aplicou esse reajuste negativo, a  resposta é simples: Alice é uma gestora de saúde que oferece aos seus membros um plano de saúde individual regulamentado pela ANS e, por isso, segue as determinações estabelecidas pela agência que, a cada ano, comunica a orientação que devemos seguir para os casos de reajustes.

Descubra tudo que a Alice pode fazer por você

Lembrando que este ano o reajuste será negativo, mas no ano seguinte poderá voltar a ser positivo. Isso porque o reajuste é calculado pela ANS com uma metodologia, considerando a média de despesas das operadoras de saúde que possuem planos individuais. O importante é: a Alice sempre será transparente em relação a essas mudanças e terá um canal aberto para comunicações e dúvidas.

Falando em dúvidas, aposto que existem várias perguntas. Pensando nisso, já adiantamos algumas respostas sobre o tema. Vamos lá.

O que é o reajuste negativo para planos individuais da ANS?

Os planos de saúde individuais, como é o caso do plano oferecido pela gestora de saúde Alice, têm o seu reajuste anual determinado pela ANS. Isso significa que qualquer modificação que fizermos no valor da mensalidade deve respeitar o teto definido pela agência.

Neste ano, considerando a metodologia de cálculo adotado pela ANS, o reajuste determinado será negativo — ou seja, as mensalidades de alguns planos poderão ficar mais baratas até uma nova determinação. É a primeira vez que o setor registra um índice negativo de reajuste.

A Alice vai aplicar o reajuste negativo determinado pela ANS?

Sim, a Alice irá aplicar o reajuste negativo determinado pela ANS para o período de abril de 2021 a maio de 2022 no valor das mensalidades de todos os membros que vieram para Alice até abril de 2021. O novo valor passará a valer no mês em que o membro completar um ano de Alice e será válido até o próximo reajuste, ou seja, até uma nova determinação da ANS.

Quando passarei a pagar a nova mensalidade?

Quando seu contrato com Alice completar um ano, considerando que este ajuste é aplicável para contratos que fizerem aniversário até abril de 2022. Todos os planos individuais da gestora de saúde Alice podem ter reajustes anuais com teto determinado pela ANS. Se você contratou Alice até abril de 2021, o reajuste será aplicado um ano depois da data de assinatura do seu contrato e, nesse caso, ficará válido por mais um ano, até o próximo reajuste.

Quem terá o novo valor de mensalidade?

Todos os membros que completarem 1 ano na Alice até o fim de maio de 2022.

Virei membro da Alice depois de maio de 2021. Também terei direito ao novo reajuste?

Não. Entenda que estamos dentro das determinações da ANS. É o seguinte, todos os anos a ANS divulga um valor máximo para o reajuste a ser aplicado nas mensalidades dos planos de saúde individuais. Essa determinação vale para os contratos que fizerem aniversário até abril do ano corrente. Ou seja: no seu caso, vai valer a determinação que a ANS tomar em 2022.

O reajuste negativo irá impactar o valor de venda dos produtos?

Não, a Alice irá manter a política de preços praticada até aqui.

Vou mudar de faixa etária este ano. Isso impacta o reajuste por faixa etária?

Essa resposta merece bastante atenção, então vamos lá. Os aumentos decorrentes da mudança de faixa etária não se confundem com o reajuste financeiro anual, ou seja, eles serão mantidos, independente se você receber o reajuste negativo anual.

Sendo assim, eles ocorrem em momentos diferentes, vamos entender:

1. Reajuste anual é feito sempre no mês do aniversário do seu contrato com Alice e tem um valor máximo fixado pela ANS, que em 2021 foi de -8.19XX%.

2. Reajuste de faixa etária ocorre no mês seguinte que você muda de faixa etária (por exemplo, se completa 34 anos), trata-se de uma porcentagem definida no contrato que é aplicada ao valor do plano no momento atual.

A ANS também publicou link com perguntas e respostas sobre o índice máximo autorizado pela ANS para 2021-2022. Veja aqui.

Ah, e fica tranquilo(a) que se você é membro(a) Alice e o reajuste se aplica a você, vamos entrar em contato.

Leia mais: 5 vantagens que só a gestora de saúde Alice oferece para você