Aqui na Alice, o Time de Saúde ajuda cada pessoa membra a traçar um plano de ação para alcançar suas principais metas de saúde {e de vida}.
Esses objetivos muitas vezes envolvem iniciar ou aprimorar a prática de esportes e atividades físicas em geral. E, nesses casos, o acompanhamento dos profissionais certos faz toda a diferença para garantir um desenvolvimento saudável e eficiente.
Por isso, nosso time conta com preparadores(as) físicos(as) e médicos(as) do esporte prontos para atender diversos tipos de demandas. E para saber como e em qual momento esses profissionais podem te ajudar, resolvemos explicar como funciona aqui na Alice.
A preparação física na Alice
O(a) preparador(a) físico(a) é um pessoa formada em Educação Física, responsável pelo suporte na busca pela performance esportiva e melhoria estética e de saúde (em casos de doenças ou lesões, por exemplo).
Aqui na Alice esse(a) profissional faz parte do seu Time de Saúde. É quem vai entender suas demandas relacionadas à atividade física, te orientar e montar uma rotina de práticas considerando seu momento de vida e seu histórico de saúde.
Importante dizer que, diferente do(a) personal trainer que te acompanha presencialmente, na preparação física o objetivo é te auxiliar para uma prática com mais autonomia –claro que sempre te orientando e te acompanhando pelo seu app Alice.
Ou seja, é quem te ajuda a traçar os melhores caminhos para alcançar suas metas que podem ou não envolver um acompanhamento do(a) médico(a) do esporte.
Segue aqui que a gente explica.
Medicina do esporte: quando e como ela atua
O(a) médico(a) do esporte tem formação clínica voltada para a prática esportiva com conhecimento em diferentes áreas da medicina – como cardiologia, ortopedia, imunologia, endocrinologia, nutrologia, entre outras.
É a pessoa responsável pelo acompanhamento da saúde e performance do(a) esportista, desde iniciantes até atletas de alta performance, por meio da orientação, prevenção e/ou do cuidado de problemas de saúde relacionados à prática.
Sendo assim, as pessoas que mais precisam da ajuda da medicina do esporte são, em geral, pessoas com:
- Uma meta esportiva ou de performance, como uma competição ou prova visando desempenho;
- Lesões relacionadas ao treino ou esporte: prevenção, tratamento e reabilitação de lesões ortopédicas;
- Sinais e sintomas do “atleta cansado”;
- Reabilitação: doenças crônicas e reabilitação por meio do exercício.
Ah, importante: aqui na Alice o trabalho da medicina do esporte, assim como o da preparação física, é feito baseado em evidências científicas e com foco na saúde {como deve ser}.
Ou seja, práticas como prescrição de esteróides anabolizantes para ganho de performance atlética ou meramente estética não fazem parte desse cuidado.
E aí? Quer começar a praticar uma atividade física ou ter o melhor acompanhamento para arrasar no seu esporte mantendo a saúde sempre em dia? Fala com seu Time de Saúde que a gente aqui da Alice fica na torcida acompanhando cada etapa.