Aqui na Alice, nossa missão é te deixar mais saudável. O principal responsável por isso é o seu Time de Saúde, que te conhece como ninguém e está disponível para te ajudar sempre que você precisar.

Nesse time, você conta com enfermeiros(as), médico(a), preparador(a) físico(a), e um(a) nutricionista. E é sobre esse(a) profissional que vamos falar aqui, mais especificamente, sobre a diferença entre nutricionista  e nutrólogo.

É muito comum as pessoas confundirem o trabalho desses profissionais. Mas, ainda que possam ser bem parecidas, estamos falando de funções diferentes. Segue o texto que a gente explica. 

Nutricionista: uma alimentação saudável e do seu jeito

Vamos começar pela(o) nutricionista. A pessoa formada em nutrição é responsável por orientações nutricionais e preparação de rotinas alimentares cuidadosamente pensadas para você {nada de fórmulas milagrosas}.

Aqui na Alice, isso é feito também seguindo o plano de ação que você desenvolve com seu Time de Saúde. Quer correr uma maratona?  O time de nutris vai ter ajudar a montar o cardápio certo. Quer perder peso? Você faz um programa casado com o(a) preparador(a) física e o time de nutri que não tem erro. 

Resumindo, na Alice o(a) nutri é quem vai te orientar a  como se alimentar da melhor forma para sua vida, rotina e demandas. Pensando junto com você suas refeições, com dicas que funcionam para você e respeite seus gostos pessoais. 

E claro, com o tempo, a ideia é te ajudar a desenvolver autonomia para fazer suas próprias escolhas rumo a uma alimentação e uma vida mais saudável.

Se o(a) nutricionista faz tudo isso, o(a) que faz um nutrólogo(a)?

A gente explica. Nesse caso estamos falando de um médico especialista em nutrologia. Uma área da medicina estuda, diagnostica, previne e trata condições causadas pela ingestão insuficiente ou excessiva de nutrientes (exemplo necessidade de nutrição por sonda ou venosa, cuidados alimentares após a retirada do estômago ou grandes partes do intestino devido a tumores, etc). 

Na Alice, contamos, sim, com nutrólogos na nossa Comunidade de Saúde, que é formada pelos nossos médicos especialistas, hospitais e laboratórios, mas não no Time de Saúde.

Sendo assim, caso você precise desse tipo de suporte, o seu Time de Saúde irá fazer o encaminhamento. Afinal, ele te acompanha, conhece todo o seu histórico e entende as suas necessidades de saúde.

Encaminhamento para o nutrólogo: quando é indicado?

Em caso de doenças ligadas ao metabolismo e à capacidade de ingestão, digestão ou absorção de nutrientes, como por exemplo, no caso de pessoas que estão em estados graves de subnutrição. 

Alguns exemplos de situações são: 

  • Deficiência grave de micronutrientes; 
  • Tratamento  de complicações ou reganho de peso pós-cirurgia bariátrica;
  • Pouca ou nenhuma ingestão alimentar superior a 5 dias;
  • Perda de peso não intencional superior a 15% nos últimos 6 meses ou perda maior que 5% no último mês com alguma doença crônica associada;
  • Transtorno alimentar como anorexia nervosa, compulsão alimentar, bulimia nervosa.

Já nas deficiências nutricionais mais frequentes, sem outras condições clínicas agravantes, o seu Time de Saúde é o responsável por definir se e quando é necessária a participação do(a) nutrólogo(a), sempre levando em consideração o melhor plano de ação para você e suas necessidades, combinado?

De maneira geral, os dois profissionais têm o papel de olhar para sua alimentação e te ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis para garantir mais qualidade de vida e longevidade, mas a forma como cada um faz isso é diferente. Faz mais sentido agora?