Conheça nossos planos de saúde

Nutricionista ou nutrólogo? Saiba a diferença e como é na Alice

O nome é parecido, mas são funções muito diferentes. Vem que a gente conta as funções do nutricionista e do nutrólogo.

Time da Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Nutricionista ou Nutrologo

Nutricionista ou Nutrologo

Tamanho do texto

Aqui na Alice, nossa missão é te deixar mais saudável. O principal responsável por isso é o Time de Saúde, que te conhece como ninguém e está disponível para te ajudar sempre que você precisar.

Nesse time, você conta com profissionais de enfermagem e medicina, além de poder ter o suporte de um(a) nutricionista. E é sobre esse(a) profissional que vamos falar aqui, mais especificamente, sobre a diferença entre nutricionista e nutrólogo.

É muito comum as pessoas confundirem o trabalho desses profissionais. Mas, ainda que possam ser bem parecidas, estamos falando de funções diferentes. Segue o texto que a gente explica. 

Nutricionista: uma alimentação saudável e do seu jeito

Vamos começar pela(o) nutricionista. A pessoa formada em nutrição é responsável por orientações nutricionais e preparação de rotinas alimentares cuidadosamente pensadas para você {nada de fórmulas milagrosas}.

Aqui na Alice, isso é feito também seguindo o plano de ação que você desenvolve com o Time de Saúde. Quer correr uma maratona?  O time de nutris vai ter ajudar a montar o cardápio certo. Quer perder peso? Você faz um programa casado com o(a) preparador(a) física e o time de nutri que não tem erro. 

Resumindo, na Alice o(a) nutri é quem vai te orientar a como se alimentar da melhor forma para sua vida, rotina e demandas. Pensando junto com você suas refeições, com dicas que funcionam para você e respeite seus gostos pessoais. 

E claro, com o tempo, a ideia é te ajudar a desenvolver autonomia para fazer suas próprias escolhas rumo a uma alimentação e uma vida mais saudável.

planner plano alimentar semanal

Se o(a) nutricionista faz tudo isso, o que faz um nutrólogo(a)?

A gente explica. Nesse caso estamos falando de um médico especialista em nutrologia. Uma área da medicina estuda, diagnostica, previne e trata condições causadas pela ingestão insuficiente ou excessiva de nutrientes (exemplo necessidade de nutrição por sonda ou venosa, cuidados alimentares após a retirada do estômago ou grandes partes do intestino devido a tumores, etc). 

Na Alice, contamos, sim, com nutrólogos na nossa Comunidade de Saúde, que é formada pelos nossos médicos especialistas, hospitais e laboratórios, mas não no Time de Saúde.

Sendo assim, caso você precise desse tipo de suporte, o Time de Saúde irá fazer o encaminhamento. Afinal, ele te acompanha, conhece todo o seu histórico e entende as suas necessidades de saúde.

Encaminhamento para o nutrólogo: quando é indicado?

Em caso de doenças ligadas ao metabolismo e à capacidade de ingestão, digestão ou absorção de nutrientes, como por exemplo, no caso de pessoas que estão em estados graves de subnutrição. 

Alguns exemplos de situações são: 

  • Deficiência grave de micronutrientes; 
  • Tratamento de complicações ou reganho de peso pós-cirurgia bariátrica;
  • Pouca ou nenhuma ingestão alimentar superior a 5 dias;
  • Perda de peso não intencional superior a 15% nos últimos 6 meses ou perda maior que 5% no último mês com alguma doença crônica associada;
  • Transtorno alimentar como anorexia nervosa, compulsão alimentar, bulimia nervosa.

Já nas deficiências nutricionais mais frequentes, sem outras condições clínicas agravantes, o Time de Saúde é o responsável por definir se e quando é necessária a participação do(a) nutrólogo(a), sempre levando em consideração o melhor plano de ação para você e suas necessidades, combinado?

De maneira geral, os dois profissionais têm o papel de olhar para sua alimentação e te ajudar a desenvolver hábitos alimentares saudáveis para garantir mais qualidade de vida e longevidade, mas a forma como cada um faz isso é diferente. Faz mais sentido agora?

ebook de receitas saudáveis banner

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos