Conheça nossos planos de saúde

O que é a telemedicina e como ela te ajuda a ter mais saúde?

A telemedicina revolucionou o jeito de cuidar da saúde, mas você sabe como ela, a consulta online e outros atendimentos a distância funcionam {e como podem te ajudar}?

Time Alice
| Atualizado em
10 min. de leitura
O que é Telemedicina

O que é Telemedicina

Tamanho do texto

Fazer uma consulta online com tanta facilidade ficou cada vez mais acessível tanto para quem atende quanto para quem necessita de atendimento. Aliás, facilitar o acesso à saúde é uma das grandes vantagens da telemedicina.

O termo telemedicina é o mais usual, mas a verdade é que a teleconsulta não é exclusividade de médicos e pode ser feita por outros profissionais de saúde, como enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.

Neste artigo, a gente vai te explicar o que é telessaúde, por que ela é segura e de que forma essa modalidade pode ser utilizada. Também vamos mostrar como você pode se beneficiar disso para ser cada vez mais saudável.

O que é telemedicina e como ela funciona?

Resumidamente, a telessaúde é uma forma de fazer um atendimento de saúde a distância {“tele” quer dizer “longe” em grego}. Ela usa a tecnologia para permitir que o atendimento aconteça de forma não presencial — seja por telefone, e-mail, chat, aplicativos de conferências etc. 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) define que existem várias formas de praticar telemedicina:

  • Cuidar de alguém de forma síncrona, ou seja, quando duas ou mais pessoas se comunicam em tempo real para fins de diagnóstico ou tratamento {a tal da teleconsulta ou teleatendimento};
  • Armazenar e enviar informações de saúde remotamente, incluindo imagens — algo especialmente útil para a dermatologia, radiologia e oftalmologia. É uma forma assíncrona {que não acontece simultaneamente} de cuidar da saúde das pessoas;
  • Monitorar pacientes remotamente, usando tecnologias como dispositivos e sensores {como o Tytocare, conhecido das pessoas membras da Alice}. Essa possibilidade, chamada de telemonitoramento, costuma entrar em jogo principalmente no acompanhamento de condições crônicas e para uma coordenação de cuidado afiada;
  • Discussões de caso entre profissionais de saúde;
  • Intervenções em saúde mental via chat, telefone, uso de aplicativos, sites, ebooks {a OMS chama isso de “autoajuda guiada”}.

A telemedicina faz parte de um conceito ainda maior: a telessaúde. Tem também a teleconsulta, teleatendimento… São tantas “teles” que é melhor entender o que é cada um antes de prosseguir.

O que é telessaúde?

Segundo a OMS, a telessaúde é como se fosse um guarda-chuva que inclui aplicações mais amplas da tecnologia em saúde. Por exemplo, educação e atualização de profissionais da saúde a distância são algumas das possibilidades, além da consulta com outros profissionais que não sejam médicos.

O que é teleconsulta, consulta online ou teleatendimento?

É uma consulta ou atendimento a distância. Simples assim. Ela acontece empre de forma síncrona, ou seja, com duas ou mais pessoas em contato simultaneamente. 

Sabe quando você entra no Zoom, no WhatsApp por vídeo ou no Google Meets para falar com um profissional de saúde? Essa é uma forma de teleconsulta. Essa é uma das possibilidades mais conhecidas da telemedicina.

Como aconteceu a regulamentação da telemedicina no Brasil?

Foi na década de 1990 que, aqui no Brasil, começamos a ter experiências de telemedicina — com transmissão de exames e laudos via {o bom e velho} fax. 

Depois, com a popularização dos computadores, mais e mais profissionais, sistemas e empresas de saúde passaram a usar esses recursos para troca de informações e dados.

A primeira medida que criou regras concretas para a telemedicina no Brasil foi quando, em agosto de 2002, o Conselho Federal de Medicina (CFM) abriu caminho para permitir o atendimento e emissão de laudos a distância em casos de emergência. 

De lá para cá, houve mais alguns avanços, mas foi só mesmo com a pandemia de covid-19 e a necessidade de evitar ao máximo os contágios por coronavírus que esse cenário mudou mais rápido. 

Em 2020, o CFM pediu ao Ministério da Saúde a liberação de práticas a distância de orientação, monitoramento e consulta entre médicos. Com o aval do ministério e depois, com a lei 13.989, de abril de 2020, a telemedicina ficou definida como como “o exercício da Medicina mediado por tecnologias para fins de assistência, pesquisa, prevenção de doenças e lesões e promoção de saúde”. Sim, isso inclui consultas!

Passado o pior da pandemia, o Panorama das Clínicas e Hospitais de 2022 mostrou que o mercado está bem adaptado a um modelo híbrido, no qual presencial e o online se complementam. Das instituições entrevistadas, 40% têm parte do corpo clínico oferecendo consultas por telemedicina e 23% têm todos seus profissionais atendendo nessa modalidade, totalizando 63%.

Benefícios da telemedicina para quem precisa de atendimento

Com um atendimento a distância, você garante assistência médica eficaz sem precisar de atendimento presencial, ganhando tempo e reduzindo custos de deslocamento para pacientes. Isso ajuda especialmente quem tem alguma doença crônica e faz acompanhamento periódico. 

Outro cenário em que se tem muito a ganhar é quando  um atendimento de urgência é necessário, sem ter que esperar filas fora de casa em caso de dor ou algum desconforto. O mesmo vale para casos suspeitos de covid-19 ou de outras doenças infectocontagiosas, porque assim há mais segurança para quem está doente e para as pessoas ao redor.

Segundo Rafaela Ribeiro, especialista em assuntos legais e de pessoas membras da Alice, o teleatendimento traz menos filas, menos espera e menos idas e vindas na hora de uma consulta –ou seja, muito mais comodidade.

“Assim, você só se locomove caso precise fazer algum exame ou procedimento presencial”, simplifica.

Além disso, a telessaúde também ajuda a garantir atendimento primário, com prevenção e promoção de saúde, para quem quer acompanhar periodicamente como as coisas estão, sem ter que esperar uma dor pra marcar uma consulta {e prevenir é sempre melhor que remediar, né?}.

Aliás, esse atendimento de base é prioridade do Time de Saúde da Alice — desde o monitoramento de hábitos de saúde até a investigação de condições que podem surgir por causa de históricos médicos e familiares. Isso permite que a gente foque menos em pedir exames desnecessários, garanta seu bem-estar e ajude a evitar diagnósticos tardios.

Resumindo as vantagens da telemedicina:

  • Atendimento mais seguro e rápido para todas as partes;
  • Ajuda hospitais, clínicas e profissionais a darem conta do volume de trabalho que em outros momentos teria que ser feito todo pessoalmente — por exemplo, agilizando laudos que às vezes demoram pra sair;
  • Maior segurança para médicos e pacientes em momentos excepcionais, como na pandemia de covid-19;
  • Acompanhamento de saúde mais eficiente ao longo do tempo.

O que a telessaúde {ainda} não consegue fazer?

  • Ela não substitui uma consulta presencial em que seja necessário contato físico;
  • Nem todo(a) paciente tem acesso às tecnologias necessárias para fazer seu acompanhamento médico virtual {sem falar nas falhas de tecnologia com as quais a gente esbarra};
  • Também não é possível fazer exames a distância.

Telessaúde e a enfermagem

A equipe de enfermagem pode fazer consultas, sim. E na Alice não há só um tipo, mas dois: online/digital {via o app da Alice, por exemplo} e offline/presencial {nas duas unidades da Casa Alice, em São Paulo}.

Quem já usou o app da Alice sabe como é incrível o atendimento pela equipe de enfermagem. Esses profissionais respondem a casos mais urgentes e também cuidam da saúde de membros integralmente, com foco no cuidado e na prevenção.

E se a pessoa tiver uma queixa que demande um remédio? A enfermagem é capacitada a prescrever medicamentos ou exames, caso sejam necessários

Vale reforçar: enfermeiras(os) podem, sim, prescrever remédios ou exames nas consultas de enfermagem, desde que trabalhem em instituições de saúde com protocolos que garantam essa autonomia {como é o caso na Alice!}.

Se não for possível resolver o problema digitalmente, a equipe de enfermagem encaminha o membro a outro serviço, como pronto-socorro/hospitais e laboratórios, ou para o atendimento dos profissionais médicos especialistas.

Como marcar uma consulta online?

Na prática, a telessaúde funciona para consultas, atendimento pré-clínico, assistência, diagnóstico e monitoramento. 

Isso vale para alguns casos no SUS, para consultas particulares e para quem tem uma cobertura de plano de saúde. Se você tem um plano, pode procurar diretamente médicos que o atendem e ver se a modalidade de consulta por telemedicina está disponível. 

Na Alice, você não precisa nem marcar a teleconsulta: é so falar com a gente pelo app.

A consulta médica por telemedicina já é possível desde o primeiro atendimento, e não mais somente em casos de emergência ou como acompanhamento de um atendimento já realizado, como era antes da pandemia de covid-19.  “Antes, o médico necessariamente teria que passar com o paciente de forma presencial”, conta Rafaela Ribeiro. 

Na própria consulta você já tem a receita prescrita, um tratamento desenhado e tira as dúvidas que tiver para tirar, dependendo do que for necessário.

E como os médicos podem se registrar para oferecer consultas a distância?

A consulta de saúde a distância exige o uso de plataformas digitais que garantam a privacidade dos pacientes, além de uma certificação de segurança da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS), assinatura digital e outras regrinhas. Todas as regras estão listadas no site do CFM.

Como a telemedicina funciona na Alice? {spoiler: é tudo descomplicado!}

Por aqui, a gente aproveita as inúmeras possibilidades da telemedicina para tornar o mundo mais saudável, membro por membro. Participamos de todas as etapas nos cuidados com a saúde tanto a distância quanto pessoalmente {quando necessário, nada de te tirar do lugar sem precisar}. Olha só:

Time de Saúde 24 horas por dia, 7 dias por semana

Formado por uma equipe de medicina e enfermagem, é focado na atenção primária e preventiva. O objetivo é nunca te deixar só: sempre haverá um profissional de saúde por perto para te orientar. A gente ainda cria e gerencia com você um Plano de Ação com suas metas de saúde de curto ou longo prazo e te dá todo suporte para que você as cumpra e se mantenha saudável.

App da Alice para gerenciar a sua saúde e ter tudo em um só lugar

Com o nosso aplicativo, você fala com o Time de Saúde, monitora seu Plano de Ação e seu Score Magenta, acompanha resultados de exames, diagnósticos, o histórico de todas as consultas e agendamentos, os procedimentos e os exames feitos na Casa Alice {nossa clínica com cara de casa}. E marca tudo o que precisar!

Acesso aos melhores hospitais, laboratórios e especialistas

Com a Alice, você tem mais que um plano de saúde: tem uma gestora de saúde, que cuida de você por inteiro e dá acesso aos melhores hospitais, laboratórios, médicos e profissionais de saúde

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 2 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos