Conheça nossos planos de saúde

Qual a diferença entre plano de saúde e seguro saúde?

Existem diferenças relevantes entre um e outro, e a gente explica em detalhes e com exemplos práticos. Confira agora!

Time Alice
| Atualizado em
6 min. de leitura
Mão segura caneta e escreve em papel

Mão segura caneta e escreve em papel

Tamanho do texto

Plano de saúde e seguro saúde são a mesma coisa ou têm diferenças? Aqui vai um spoiler: existem diferenças relevantes entre um e outro, como a gente te explica a seguir.

As principais diferenças entre plano de saúde e seguro saúde

Com um plano de saúde, você tem acesso a determinados serviços e a uma rede credenciada, e é o uso deles que está incluído na sua mensalidade. Ao acionar algum serviço ou profissional pertencente a ela, você não paga nada ou paga um valor de coparticipação – isso depende do modelo de plano que tiver. 

o seguro saúde (geralmente) não tem uma rede credenciada. Você é livre para ser atendido onde e por quem quiser, paga do próprio bolso e depois aciona o seguro para ser reembolsado por aquela despesa. Os valores de reembolso podem ser totais ou parciais, mas não tem muita surpresa: todos estão tabelados e descritos no contrato. 

Como funciona a coparticipação na Alice?

A Alice oferece planos de saúde com e sem coparticipação. Para entender qual é a melhor opção para a sua empresa, faça uma cotação com a gente

Sabe qual é a melhor parte? A coparticipação não é cobrada nos atendimentos de Atenção Primária, que é a espinha dorsal do cuidado da Alice. 

Toda vez que o funcionário precisar acionar o Alice Agora via app, não há cobrança extra. E, em 83% dos casos, as queixas de saúde são resolvidas sem ninguém precisar sair de casa, com a ajuda do Time de Saúde {outra boa notícia!}.

Vale lembrar que o nosso Time de Saúde é formado por médicos e enfermeiros, disponíveis 24 horas por dia e 7 dias na semana, capacitados para atender qualquer demanda, mesmo urgência ou emergência. Inclusive, 6 a cada 10 atendimentos desse tipo são resolvidos via app da Alice!

Plano de saúde e seguro saúde: o que eles têm em comum?

Os dois oferecem vários tipos de cobertura de assistência médico-hospitalar e são regulados pela ANS, a Agência Nacional de Saúde Suplementar. Além disso, ambos cobram valores mensais (o plano cobra uma mensalidade e o seguro cobra um prêmio) e podem estipular períodos de carência.

E seguro viagem e seguro saúde? É a mesma coisa?

Vale lembrar que o seguro saúde é diferente do seguro viagem. Ele funciona de um jeito parecido (pode ser acionado para reembolsar suas despesas de saúde até um certo limite), mas exige um único pagamento e fica ativo por um período determinado de tempo, dentro de uma região específica. 

Os brasileiros que queiram visitar a União Europeia por até 90 dias, por exemplo, são obrigados a contratar um seguro viagem capaz de cobrir seus gastos com acidentes, doenças e repatriação. Sem esse chamado “Seguro Schengen”, não podem entrar em território europeu.

Já um seguro saúde no Brasil vai demandar um pagamento mensal e funcionar enquanto estiver contratado, respeitando as condições descritas no contrato.

Exemplo prático da diferença entre plano e seguro saúde

Talvez você esteja se perguntando: “Beleza, entendi. Mas como funciona essa diferença na prática?” Então vamos imaginar que você quer marcar uma consulta dermatológica. E agora, como prosseguir?

No caso do plano de saúde tradicional, você vai procurar por dermatologistas na rede credenciada, escolher um nome e agendar uma consulta. Se a pessoa requisitar alguns exames, você leva o pedido médico a um laboratório que também está na rede e pronto. Talvez você precise pagar uma coparticipação, dependendo do que seu plano cobre, mas os gastos param por aí.

No caso do seguro saúde, você pode procurar qualquer dermatologista que quiser e agendar. No dia da consulta, você paga por ela com seu próprio dinheiro e guarda o recibo. Caso precise fazer exames, é a mesma coisa: escolhe um laboratório, paga e guarda o recibo. Depois, aciona o seguro, envia a documentação e espera o reembolso entrar na conta. 

Os valores reembolsados pelos seguros saúde têm um teto máximo estipulado no contrato, então é possível que seus gastos não sejam 100% cobertos. E hoje em dia, conforme o mercado se transforma, também existem seguros saúde com alguns profissionais credenciados, então nem sempre você precisa pedir reembolso.

Conheça os diferentes tipos de plano de saúde

Em 1999, a ANS criou uma lista de tratamentos, exames e consultas que cada tipo de plano de saúde precisa oferecer aos seus clientes. Essa lista – o nome completo é Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – é revisada a cada dois anos. E nem todo plano cobre tudo que está descrito ali, porque existem vários tipos no mercado.

É por isso que a principal coisa a olhar é o que está no seu contrato com a operadora de saúde, já que é ali que você encontra qual o tipo de plano que você tem e, portanto, quais são os procedimentos a que tem direito. Muita coisa pode mudar de um tipo para outro, desde hospitais e laboratórios até se você pode dispor de internações hospitalares.

Bem resumidamente: existem os planos de referência (que têm a cobertura mais completa) e os planos segmentados (como o nome entrega, atendem certos segmentos, como o odontológico). E dá para combinar segmentos também, indo de acordo com as suas necessidades e o seu orçamento.

Os tipos de cobertura de planos de saúde {ou segmentações assistenciais, no jargão superoficial do mercado} são os seguintes: 

  • Ambulatorial
  • Hospitalar sem obstetrícia
  • Hospitalar com obstetrícia
  • Exclusivamente Odontológico
  • Referência
  • Ambulatorial + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia
  • Hospitalar com obstetrícia + Odontológico
  • Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico

E a Alice, hein? É plano de saúde?

É um plano de saúde que vai {muito} além de um plano comum! A Alice oferece planos empresariais que são baseados em uma premissa simples e poderosa: deixar as pessoas mais saudáveis. 

Cada membro tem acesso ao Time de Saúde, que conta enfermeiros e médicos da Alice que estão disponíveis para você 24 horas por dia, 7 dias por semana pelo app. Esse time conhece seu histórico profundamente e vai te acompanhar ao longo de toda a jornada rumo às suas metas de saúde.

Além do Time de Saúde, temos uma excelente rede credenciada, com especialistas renomados e escolhidos a dedo, e acesso aos melhores hospitais e laboratórios. 

É uma experiência de plano de saúde diferente, que cuida da sua saúde do jeito que deve ser. Vem conhecer a Alice!

O que achou desse artigo?

Nenhuma avaliação

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos