Em linha com a nossa virtude “encorajamos autenticidade e transparência”, buscamos parcerias com organizações para construir as melhores estratégias de diversidade e inclusão.

Por isso, aderimos ao Pacto de Promoção da Equidade Racial, um protocolo ESG (em português, Ambiental, Social e Governança), criado exclusivamente para pautas raciais. Uma ação muito importante e completamente inédita no Brasil.

O que a adesão ao pacto de equidade racial significa na prática?

Aderir ao Pacto significa um reforço no nosso compromisso em aumentar nossa diversidade, assim como em promover ações que estimulem maior inclusão e  equidade racial.

Ao aderir ao Pacto, Alice passa  também a calcular o seu Índice ESG de Equidade Racial (IEER), que analisa o grau de equidade e inclusão racial nas empresas por meio da análise da composição, distribuição e faixa salarial dos times. Para isso, a Alice contará com uma empresa de auditoria ou certificação independente que analisará nossos dados.

O índice é importante para que a gente tenha um retrato ainda mais preciso de onde estamos na jornada por mais equilíbrio racial. Para quem está de fora, a iniciativa dá visibilidade sobre o cenário das empresas associadas, de uma maneira transparente e didática.

De fora para dentro, e de dentro para fora

Essa parceria {e, óbvio, o compromisso assumido} nos permite ter um conhecimento mais profundo sobre quais ações e estratégias devemos priorizar na Alice.

Com base no nosso último censo (que agora é atualizado em tempo real), já concluímos que ampliar a representação de pessoas negras em nosso ponto é o ponto em que há mais espaço para mudança dentro da Alice. E não vamos fugir da nossa responsabilidade de trabalhar para um mundo onde haja mais equidade racial. E isso começa aqui dentro.

Para isso, além de vagas afirmativas em todos os níveis de senioridade da Alice, por meio dos nossos programas individuais de desempenho, iremos criar trilhas específicas de aceleração para as pessoas negras com foco em progressão de carreira.

Tudo isso, com ações que tornem a Alice mais diversa e inclusiva com apoio essencial do nosso Grupo de Afinidade de pessoas negras, o #pitayas_black, que atua diretamente ligado à Liga Magenta, nosso squad de D&I.

Afinal, mudar o mundo não é trabalho para se fazer sozinho, ainda mais com tanta diversidade e pluralidade de pessoas.


Leia mais:
Alice e ONU Mulheres: nosso compromisso para reduzir a desigualdade entre gêneros