Conheça nossos planos de saúde

Como a Alice promove mais saúde entre seus colaboradores

O Time de Saúde da Alice e o Score Magenta contribuem para tornar o mundo e, claro, os Pitayas mais saudáveis.

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
Katia, técnica de enfermagem da Alice, que pratica corrida

Katia, técnica de enfermagem da Alice, que pratica corrida

Tamanho do texto

A missão da Alice é tornar o mundo mais saudável. E, de acordo com Mario Ferretti, diretor médico da Alice, precisamos ser os primeiros a puxar essa onda. 

Por isso, a cultura disseminada entre Pitayas {como é chamado quem trabalha na Alice} é a do autocuidado com o bem-estar e a saúde.

Para começar, os(as) Pitayas passam por um ‍Scan, que é o ponto de partida da Jornada Personalizada de Saúde de todos membros da Alice. Ele é o mapeamento completo da saúde.

A partir dessa avaliação, são determinados um plano de ação e o nível de acompanhamento médico que cada pessoa deverá receber: se ela tiver um bom estado de saúde geral, por exemplo, terá um atendimento do Time de Saúde mais focado em promover hábitos melhores.

Caso a pessoa tenha uma condição mais grave (por exemplo, diabetes descompensado), receberá um cuidado mais próximo.

A cada 90 dias a Alice aplica um questionário com uma série de perguntas para calcular o Score Magenta, um índice individual de saúde criado por profissionais da Alice a partir de protocolos científicos reconhecidos que faz um raio-X completo e personalizado da saúde do indivíduo, atribuindo uma nota de 0 a 1000.

“O objetivo do Score Magenta é servir como uma ferramenta de autocuidado para a pessoa se engajar na promoção da sua saúde”, explica Ferretti.

Katia, técnica de enfermagem da Alice, pratica corrida
Katia Andrade, técnica de enfermagem da Alice, pratica corrida

Como o Score Magenta é calculado?

São seis os aspectos analisados pelo questionário: atividade física, nutrição, saúde mental, sono, hábitos saudáveis (como obesidade, consumo de álcool e cigarro) e qualidade de vida.

Para avaliar cada categoria, as pessoas respondem a algumas perguntas. Aos resultados são atribuídas notas que ficam nas faixas de 0-500 (ruim), acima de 500 e até 750 (bom) ou acima 750 e até 1000 (excelente). A nota final é a média entre os seis aspectos.

“A gente acredita que, olhando para esses seis pilares, você cuidará bem da sua saúde e, de acordo com as evidências da literatura científica, poderá ter uma vida mais saudável e com menos complicações. Há estudos que mostram que uma dieta saudável prolonga a vida da pessoa e que o exercício físico é o maior protetor de risco cardiovascular, além de ajudar na saúde mental e no sistema musculoesquelético”, explica Ferretti.

O Score Magenta dos Pitayas

Depois das notas finais, é feita uma análise para detectar a(s) área(s) em que a pessoa teve pontuação pior dentre aquele seis aspectos, e uma abordagem personalizada é elaborada.

Se a pessoa estiver acima do peso e tiver ido mal no quesito “hábitos saudáveis”, poderá ser procurada pelo Time de Saúde para conhecer o programa de combate à obesidade e passar pelos cuidados de um(a) nutricionista e um(a) preparador(a) físico(a).

Segundo Ferretti, a média geral de Pitayas atualmente está em 684, uma nota considerada boa. Uma meta a curto prazo é subir para 700 nos próximos meses, mas o ideal é atingir 750.

“O pilar mais afetado recentemente foi a atividade física. Muita gente no verão estava fazendo exercício, mas o índice acabou caindo um pouco”, diz Ferretti.

Ele conta que o engajamento dos Pitayas com a ferramenta tem gerado bons resultados.

“Ouvi recentemente um Pitaya: ‘No começo do ano eu estava mal, com meu Score Magenta lá embaixo. Decidi melhorá-lo e hoje estou bombando [na nota do índice]’. Acaba sendo uma gamificação com ele mesmo. Acho que é esse o espírito: a pessoa quer se cuidar até para responder bem ao Score Magenta”, conta Ferretti.

O que achou desse artigo?

Nenhuma avaliação

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos