Isso mesmo, a Taline Costa, médica da Alice, fará parte da comissão médica da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, que começa em 24 de agosto.

Além da formação em medicina, a Taline é especializada em medicina do esporte e tem bastante experiência no cuidado de esportistas e atletas, sempre com foco no desempenho esportivo, e, claro, na qualidade de vida.

“É uma honra estar na delegação que irá defender o Brasil nos Jogos Paralímpicos de Tóquio e também um passo importante para cumprir o nosso propósito aqui na Alice de tornar o mundo mais saudável. Afinal, não existe performance sem uma boa saúde”, afirma Taline.

Taline está na Alice desde janeiro de 2020 e faz parte do nosso Time de Saúde. Ela é uma das médicas focada em acompanhar os membros na jornada por uma vida mais saudável. Falando em membros, ela não vai embarcar nessa sozinha.

Ela é a médica do Time de Saúde de duas membras da Alice que irão disputar as Paralimpíadas neste ano: as nadadoras Maiara Barreto, prata nos Jogos Pan-Americanos de 2019, e Edênia Garcia, tetracampeã mundial de natação paralímpica (não precisamos nem dizer o quanto estamos na torcida).

Ficamos orgulhosos de fazer parte dessa história. Aqui na Alice, tanto a Maiara quanto a Edênia (assim como todo membro Alice) conta com o acompanhamento de um Time de Saúde exclusivo, que além de uma(um) médica(o), possui enfermeiras(os), nutricionista e preparador(a) físico.

O papel desse time é apoiar cada membro na definição de um plano de ação de acordo com seus objetivos de vida — que podem ser desde incluir hábitos saudáveis na rotina até ganhar uma medalha nos Jogos Paralímpicos.

Descubra tudo que a Alice pode fazer por você

A importância da atividade física

A gente não esconde o quanto valorizamos a importância da prática de atividade física para a conquista de uma vida mais saudável. Claro que respeitando os objetivos e limites de cada um.

Afinal, para qualquer pessoa, a prática de esportes, ainda que de forma moderada, é um caminho certo para alcançar mais saúde e disposição. O esporte melhora sua condição cardiovascular, aprimora sua força, agilidade, coordenação motora, sem falar nos benefícios para a saúde mental.

Quer ajuda de um Time de Saúde para conquistar algum objetivo audacioso ou, por que não, para colocar um pouco mais de movimento na sua vida? Vem pra Alice. Você pode correr uma maratona como foi o caso do Victor, ou começar a fazer yoga e dormir melhor, como a Bella.

Você sabe de onde vem a Paralimpíada?

As Paralimpíadas têm sido fundamentais para a mudança de atitudes da sociedade em relação às pessoas com deficiência. Estamos falando de atletas de alta performance, que inspiram muitos atletas e esportistas no mundo todo.

A primeira edição dos Jogos Paralímpicos aconteceu em 1960, em Roma, na Itália (muito depois da primeira Olimpíada, que ocorreu em 1896, em Atenas). Já a primeira Paralimpíada de Inverno aconteceu 16 anos depois, em 1976.

Mas a ideia já existia desde 1944, quando Ludwing Guttmann, médico do Hospital de Stoke Mandeville, na Inglaterra, introduziu as práticas esportivas como parte da reabilitação dos lesionados de guerra

Hoje a Paralimpíada recebe atletas de alta performance do mundo inteiro. Nesta edição de Tóquio, serão disputadas 22 modalidades diferentes, com estreia do badminton e do taekwondo, substituindo a vela e o futebol de 5 (uma prática exclusiva para cegos ou deficientes visuais).

Então, todo mundo ligado nos Jogos Paralímpicos a partir de Agosto. Vamos torcer bastante para as nadadoras Maiara Barreto e Edênia Garcia (que estarão muito bem acompanhadas pela Taline) e, claro, para todos(as) atletas que irão representar o Brasil.

Leia mais: 5 vantagens que só a gestora de saúde Alice oferece para você

Gestora de saúde, porque um plano de saúde não é suficiente