Conheça nossos planos de saúde

Programa de Saúde Mental Alice: saúde de dentro pra fora

O objetivo do Programa de Saúde Mental da Alice é ajudar cada pessoa membra a ter autonomia sobre a própria saúde mental.

Time Alice
| Atualizado em
4 min. de leitura
programa saúde mental da Alice

programa saúde mental da Alice

Tamanho do texto

Nossa missão é tornar o mundo mais saudável. E isso só é possível se enxergamos cada pessoa de forma integral, olhando sempre corpo e mente com a mesma seriedade.

Pensando nisso, criamos o Programa de Saúde Mental da Alice para diagnosticar possíveis sintomas de ansiedade, depressão ou transtornos mentais e, claro, buscar o melhor caminho para cada pessoa.

Esses caminhos podem ser vários. Desde um conteúdo personalizado como sua ferramenta de apoio — como o nosso curso de mindfulness e os programas de psicoeducação em estresse e ansiedade — ou, em alguns casos, a Terapia Cognitiva Comportamental {a famosa TCC}.

Mas o que todos têm em comum é que nosso programa tem como principal objetivo ajudar cada pessoa membra a ter autonomia sobre sua saúde mental. Ou seja, ser empoderada para tomar decisões e praticar seu autocuidado.

Segue o texto que a gente explica melhor como funciona.

Saúde mental baseada em evidência científicas

O primeiro passo é entender os sintomas de cada pessoa. Para isso, usamos dois testes, chamados de Generalized Anxiety Disorder – GAD  e Patient Health Questionnaire – PHQ.

Esses testes podem parecer simples para quem o faz, mas são baseados em evidências científicas e guardam uma metodologia bem complexa que nos permite identificar sintomas de ansiedade e depressão e avaliar suas intensidades.

Feito isso, cruzamos os dados dos resultados dos seus testes com protocolos de saúde, e com avaliações do Time de Saúde. A partir desses resultados conseguimos entender o melhor segmento para cada pessoa dentro do nosso programa.

Vários caminhos, um mesmo objetivo: você cada vez mais saudável

São vários os caminhos possíveis dentro do programa. Um deles é o encaminhamento para nosso Curso de Mindfulness, ou para a Trilha de Psicoeducação.

Outro caminho possível, a depender dos sintomas da pessoa membra, é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Por que escolhemos essa linha para nosso Programa? Estudos científicos apontam que a TCC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência de uma ampla variedade de transtornos mentais.

Sendo assim, com os métodos da TCC, alinhados aos nossos testes e o parecer da(o) psicólogo e do Time de Saúde, conseguimos saber com mais precisão se a pessoa possui uma doença que precisa de um tratamento específico, ou se trata de um estado emocional específico, como tristeza, luto, ansiedade etc.

Você no controle da sua saúde mental

Importante: a TCC é um tratamento com início, meio e fim. Diferente de algumas linhas de tratamento de saúde mental que têm duração indefinida. Casos de extensão ou de alta são definidos por meio de novos testes e do acompanhamento da sua evolução.

Além disso, a necessidade da TCC, assim como o número de sessões, são definidos com testes e avaliações do Time de Saúde.

Lembrando que aqui na Alice tudo tem uma lógica científica por trás, e que nosso único objetivo é te ver bem. Tão bem a ponto de você cuidar da sua saúde mental sem interferências médicas.

Claro, tendo sempre o Time de Saúde do seu lado para qualquer coisa {mesmo}.

Como funciona a cobertura das terapias de saúde mental na Alice?

São vários os caminhos para cuidar da saúde mental na Alice, dos cursos de mindfulness à terapia cognitivo comportamental, sem falar nos incentivos aos hábitos de vida mais saudáveis – que atuam de forma muito positiva na saúde mental.

Entre tantas opções, os membros da Alice não precisam decidir sozinhos qual é a melhor delas, já que o Time de Saúde está lá para fazer as avaliações clínicas.

Sempre que o Time {formado por médicos(as) e enfermeiros(as) capacitados} avaliar que o membro pode se beneficiar de uma TCC, por exemplo, os profissionais vão determinar o número de sessões e fazer o encaminhamento mais adequado – sem custo adicional.

Agora, se o membro achar melhor fazer a TCC mesmo sem a indicação do Time de Saúde, ou preferir ter mais sessões além das orientadas pela nossa equipe, tudo bem. Mas, neste caso, as consultas devem ser feitas no formato particular.

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos