Nossa missão é tornar o mundo mais saudável. E isso só é possível se enxergamos cada pessoa de forma integral, olhando sempre corpo e mente com a mesma seriedade.

Pensando nisso, criamos o Programa de Saúde Mental da Alice para diagnosticar possíveis sintomas de ansiedade, depressão ou transtornos mentais e, claro, buscar o melhor caminho para cada pessoa.

Esses caminhos podem ser vários. Desde um conteúdo personalizado como sua ferramenta de apoio – como o nosso curso de mindfulness e os programas de psicoeducação em estresse e ansiedade – ou, em alguns casos, a Terapia Cognitiva Comportamental {a famosa TCC}.

Mas o que todos têm em comum é que nosso programa tem como principal objetivo ajudar cada pessoa membra a ter autonomia sobre sua saúde mental. Ou seja, empoderada para tomar decisões e praticar seu autocuidado.

Segue o texto que a gente explica melhor como funciona.

Saúde mental baseada em evidência científicas

O primeiro passo é entender os sintomas de cada pessoa. Para isso, usamos dois testes, chamados de Generalized Anxiety Disorder – GAD  e Patient Health Questionnaire – PHQ.

Esses testes podem parecer simples para quem o faz, mas são baseados em evidências científicas e guardam uma metodologia bem complexa que nos permite identificar sintomas de ansiedade e depressão e avaliar suas intensidades.

Feito isso, cruzamos os dados dos resultados dos seus testes com protocolos de saúde, e com avaliações do seu Time de Saúde. A partir desses resultados conseguimos entender o melhor segmento para cada pessoa dentro do nosso programa.

Vários caminhos, um mesmo objetivo: você cada vez mais saudável

São vários os caminhos possíveis dentro do programa. Um deles é o encaminhamento para nosso Curso de Mindfulness, ou para a Trilha de Psicoeducação.

Outro caminho possível, a depender dos sintomas da pessoa membra é a Terapia Cognitiva Comportamental (TCC). Por que escolhemos essa linha para nosso Programa? Estudos científicos apontam que a TCC é efetiva na redução de sintomas e taxas de recorrência de uma ampla variedade de transtornos mentais.

Sendo assim, com os métodos da TCC, alinhados aos nossos testes e o parecer da(o) psicólogo e do seu Time de Saúde, conseguimos saber com mais precisão se a pessoa possui uma doença que precisa de um tratamento específico, ou se trata de um estado emocional específico, como tristeza, luto, ansiedade etc.

Você no controle da sua saúde mental

Importante: a TCC é um tratamento com início, meio e fim. Diferente de algumas linhas de tratamento de saúde mental que têm duração indefinida. Casos de extensão ou de alta são definidos por meio de novos testes e do acompanhamento da sua evolução.

Além disso, a necessidade da TCC assim como o número de sessões são definidos como dissemos, com testes e avaliações do Time de Saúde.

Lembrando que aqui na Alice tudo tem uma lógica científica por trás, e que nosso único objetivo é te ver bem. Tão bem a ponto de você cuidar da sua saúde mental sem interferências médicas.

Claro, tendo sempre seu Time de Saúde do seu lado para qualquer coisa {mesmo}.