Conheça nossos planos de saúde

Como formar uma equipe de alta performance? Passo a passo

Time Alice
| Atualizado em
10 min. de leitura
Como formar uma equipe de alta performance? Passo a passo

Como formar uma equipe de alta performance? Passo a passo

Tamanho do texto

Se você é líder e uma das suas missões é formar uma equipe de alta performance, vale aquela máxima do time de futebol {curtindo ou não o esporte}: um bom time pode não ter o(a) maior craque do mundo, mas, se joga bem coletivamente, dá para vencer até os grandes times que dependem demais de um talento individual.

Se você compreende boas práticas que valorizam o desenvolvimento e o bem-estar individual e coletivo do seu time, independentemente da sua área de atuação, os resultados vão começar a aparecer.

O que é uma equipe de alta performance?

Dá para dizer que é uma equipe que consegue altos índices de produtividade, atingindo resultados e objetivos ambiciosos de forma coletiva.

No entanto, é preciso mais do que isso. Uma equipe de alta performance é aquela que traz à tona o melhor de cada pessoa desse time

Se a gente tivesse que resumir, seria um time que…

  • Entrega resultados com qualidade, acima da média e em menos tempo. Ou seja, com maior eficiência e produtividade, sem que isso signifique necessariamente mais horas de trabalho; 
  • Tem boa comunicação entre suas pessoas membras e sua liderança, engajando funcionários(as) e ajudando em cada etapa;
  • É liderada por quem define metas claras e ambiciosas, mas que valoriza as demandas e o bem-estar de cada pessoa na equipe, priorizando uma abordagem com empatia;
  • Está constantemente capacitando e treinando o time para melhorar, inovar e ir além do esperado.

Como a formação de equipes de alta performance ajuda nos resultados

A formação de equipes de alta performance pode exigir tempo, custo e energia. Mas ao criar um ambiente fértil, saudável e colaborativo em que diferentes habilidades podem florescer em colaboração com o grupo, você já tem grande parte do caminho andado. Assim, entrega resultados competitivos, de alta qualidade e produtividade. 

Só em questão de resultados, você conseguirá:

Atingir metas com mais facilidade

Já que uma equipe que está em sintonia consegue estipular objetivos realistas e chegar a eles com mais facilidade.

Diminuir a quantidade de problemas e erros

Já que dificuldades antigas já terão sido corrigidas e um bom espírito de equipe faz cada um ajudar ainda mais o outro.

Trazer mais gente talentosa para o grupo sempre que necessário

Graças à boa fama da equipe e da chefia.

Aumentar o retorno sobre o investimento feito {sabe aquele famoso ROI?}

Mais produtividade, melhores condições de trabalho, mais lucro: com tudo encaixado, o retorno vai só aumentar para quem trabalha e para quem investe na equipe. 

Como escolher quem integra o time? Identificando lacunas da sua equipe

Como você vai saber o tipo certo de profissionais que quer ter contigo e desenvolver junto? O importante é entender o que sua equipe vai precisar – tanto contratando profissionais certos(as) para cada vaga quanto considerando os talentos que você já tem em mãos.

Antes de buscar gente no mercado, a definição de uma equipe de alta performance começa por quem você já tem do seu lado. Se as coisas não estão andando tão bem, não é trocando todo mundo na equipe que você vai alcançar resultados expressivos, né?

Você pode começar fazendo a identificação das pessoas que integram a equipe hoje e avaliando o que elas trazem de importante (seja de forma técnica, comportamental, considerando competências atuais e potenciais). Isso vai definir com clareza o papel que você espera que cada uma possa desenvolver de acordo com as necessidades de todo mundo!

Se você sente que é necessário ir ao mercado atrás de novos profissionais, avalie aquilo que está em falta na sua equipe e comunique com clareza aos(às) candidatos(as) o que se espera! E, na hora da seleção, analisar os diferenciais técnicos e de comportamento vão ser superimportantes para achar a pessoa certa.

6 passos para construir equipes de alta performance 

Até aqui a gente já viu a importância de montar um grupo coeso e com potencial de ir longe. Mas e como a gente constrói equipes de alta performance na prática?

Nem sempre o planejamento vai dar certo, mas, seguindo algumas etapas com cuidado, você e seu time certamente vão certamente chegar mais perto do sucesso!

1) Estabeleça metas e objetivos realistas e claros {mas ambiciosos}

Se você busca objetivos de longo prazo ambiciosos, mas que hoje parecem inalcançáveis, trabalhe com metas de curto e médio prazo realistas. É uma boa forma de engajar seu time a atingir aquilo que se espera. Pouco a pouco, a equipe vai ficando mais “cascuda” e direcionada a se superar.

Dica: Uma boa forma é seguir o padrão SMART de metas {as siglas são em inglês!}: focar em metas específicas, mensuráveis, atribuíveis, realizáveis e com tempo bem definido.

2) Promova mais colaboração e menos competição

Estimular competitividade através do conflito é uma ideia complicada. Existe sempre a possibilidade de que alguma pessoa da equipe nem sempre se dê tão bem com outra. Vale mesmo instigar a discórdia? Ou será que não é mais interessante trabalhar para que elas colaborem e garantam um ambiente em que todo mundo respeite suas diferenças

Uma forma legal de aplicar isso na prática é estabelecer metas e recompensas para toda a equipe, estimulando o trabalho em conjunto. Práticas de integração e team building também podem ser muito úteis, apostando em momentos de lazer e em atividades que façam o time cooperar e se aproximar também fora do ambiente de trabalho.

3) Dê feedbacks e avaliações de desempenho

Dar retorno sobre o desempenho de cada pessoa da sua equipe não precisa ser foco de estresse. Tornando o processo de feedback mais natural e frequente, você consegue deixar todo mundo a par do que está sendo bom e indicar o que pode melhorar – individual e coletivamente!

Só não dá para esquecer de focar o equilíbrio entre pontos positivos e de melhora, nem de indicar como se pode corrigir o que não estiver legal. Cada pessoa é uma só, e um retorno cuidadoso e empático ajuda demais a criar um ambiente de melhora constante.

4) Reconheça e recompense os ótimos resultados

Alta performance é alto desempenho. Mesmo que sua equipe esteja naturalmente melhorando no que faz individual e coletivamente, lembre-se que isso é sempre fruto de muito esforço, dedicação e entrega. Dar uma motivação extra é importantíssimo! Elogie, agradeça, e, sempre que der, recompense com estímulos que estiverem à mão: reuniões informais para celebrar a equipe, prêmios, bonificações…

5) Invista na capacitação da equipe

É importante treinar e reciclar quem está com você. Quanto mais capacitação e treinamento à disposição da equipe, mais segurança para fazer as tarefas e melhorar o trabalho. É um investimento que sempre dá retorno.

6) Não perca de vista: liderança se faz com parceria

Se você já entendeu que exercer uma liderança que valorize o bem-estar de todo mundo constantemente é fundamental, já tem meio caminho andado para sair construindo equipes de alta performance.  

Ser um líder de uma equipe qualificada não significa, de jeito nenhum, ser aquele chefe que exagera nas demandas e espera que cada um se vire com as dificuldades. Seja um(a) líder humanizado(a) e evite gerar estresse nos demais, antes de tudo. Ajude. E sempre conheça e valorize as pessoas que fazem parte da equipe. 

Bem-estar e treinamento de equipes de alta performance são fundamentais

O treinamento é parte fundamental de equipes de alta performance. Como a gente mostrou, quanto mais capacitação a equipe tem, mais ela tem também segurança em executar tarefas e melhorar o trabalho constantemente. 

Aprimorar técnicas de gestão de tarefas, execução e produção aumentam a eficiência e a produtividade do trabalho, sempre, ainda mais em tempos tecnológicos! Isso também significa economia mais para frente. 

Manter o time atualizado também permite manter sempre contato com o que está acontecendo no meio em que a equipe atua – seja na no comércio, na indústria ou em qualquer outro tipo de atividade. Entender as demandas reais ajuda todo mundo a fazer um trabalho com mais sentido.

Não é só o treinamento que forma boas equipes, mas pessoas satisfeitas…

Converse, aprenda com cada uma, entenda o que é importante para cada e faça sempre o possível para aperfeiçoar aquilo que pode ser melhorado. Assim, você ajuda o time como um todo! O trabalho deve ir muito além de pagar as contas.

E além de toda a liderança humanizada sobre a qual a gente já falou, a garantia de um bom salário e de bons benefícios sempre ajuda quem trabalha. Boas condições, como um todo, são fundamentais para gerar foco e motivar. 

…e com a saúde em dia!

Na Alice, nosso Time de Saúde acompanha cada pessoa de forma preventiva, direto pelo nosso app, para garantir uma atenção primária que muitas vezes é ignorada. Confere só como empresas se beneficiam tendo a gestão de saúde da Alice para seus funcionários.

“Na Alice, a gente não quer ser uma carteirinha que só vai ser usada no pronto-socorro”, resume André Leite, head de vendas da Alice, que destaca a importância da medicina preventiva também para as empresas: “Remediar sai sempre mais caro.” 

Saber como desenvolver uma equipe de alta performance leva todo mundo a outro patamar

Não existe uma fórmula mágica, mas você certamente viu hoje que existem várias formas de criar o ambiente ideal para montar um timaço, né? Bora relembrar algumas dicas que te ajudarão nesse caminho:

  1. Conheça sua equipe. 
  2. Instigue a cooperação. 
  3. Saiba ouvir, seja flexível. 
  4. Respeite a autonomia. 
  5. Crie metas que desafiem, mas que sejam claras e motivadoras.
  6. Dê retornos e feedbacks. 
  7. Garanta boas condições e recompense o bom trabalho.
  8. Não leve para o lado pessoal críticas ou queixas. 
  9. Aposte na capacitação.
  10. Esteja sempre disposto(a) a melhorar. 
  11. Comunicação clara, sempre!

Sabendo como desenvolver uma equipe de alta performance, certamente você e todo mundo ao redor evoluem juntos(a)! E não custa te relembrar: 

Uma equipe que quer ir além precisa estar bem e saudável

Isso a gente aqui na Alice sabe garantir muito bem para sua empresa. Com nosso time de saúde completo, cada funcionário(a) tem um apoio preventivo e personalizado, parceiros de referência e uma gestão de benefícios totalmente livre de estresse.

Para a gente aqui na Alice, ser um plano de saúde não é mais suficiente: nós queremos cuidar da sua equipe por completo. Com um time de saúde dedicado e focado em cuidados primários e preventivos, atendimento 24/7 {on e off-line!}, hospitais, laboratórios e especialistas de referência e uma gestão completa do plano sem burocracia, a gente promete ser a sua Gestora de saúde – para valer.

Vem conhecer o que a Alice faz por você e por sua empresa e marque uma conversa com a gente!

O que achou desse artigo?

Média: 2,60 / 5 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos