Cuidar da saúde e do bem-estar das pessoas da sua empresa é fundamental. Ponto. Talvez sua área de atuação seja mais agitada ou até um pouco menos. Talvez sua equipe seja super experiente ou composta só de gente jovem. Não importa: um time saudável e satisfeito é uma bela receita de sucesso em qualquer negócio.

Entendido! Então, a solução é ir em busca de um bom convênio para todos, certo?

Certamente é um ponto de partida, mas logo você vai descobrir que o plano convencional oferece uma visão reativa para a saúde das pessoas. É um seguro que cobre despesas médicas quando elas acontecem, mas não ajudam seu time a se tornar mais saudável de forma preventiva.

Mas você sabe que saúde e bem-estar, principalmente hoje em dia, vão muito além disso. E a saúde mental dos colaboradores, como fica? Afinal, quando alguém tem burnout já é tarde demais… É necessário um acompanhamento constante do dia a dia. 

Por isso, criamos a Alice para Empresas, um conceito totalmente novo de gestão de saúde corporativa: a combinação de um Time de Saúde, que cuida dos seus colaboradores com foco em atenção primária, uma metodologia científica própria, que monitora a evolução de saúde dos funcionários, e uma comunidade com os melhores especialistas, laboratórios e hospitais {com cobertura nacional}.

O resultado disso são funcionários mais saudáveis e que amam de verdade o benefício de saúde. E mais: tudo isso com uma experiência incrível para o RH e sem surpresas na hora do reajuste.

Quer saber mais? Vem com a gente.

Como a Alice cuida da saúde dos colaboradores?

Garantir bem-estar e saúde para a equipe não depende apenas de decisões ou dinâmicas top-down de pessoas gestoras que se preocupam mas também das ferramentas que o time tem à disposição para que eles mesmos possam fazer escolhas {a palavra-chave aqui é autonomia}. 

Na Alice para Empresas, cada funcionário tem acesso ao seu próprio Time de Saúde {uma equipe multidisciplinar que conta com médico, enfermeiro, nutricionista e preparador físico}, responsável por olhar de forma individual para as particularidades de cada pessoa. 

Esse time cuida da saúde física e mental do colaborador desde o mais básico, conhecendo o histórico médico e as principais queixas, e define um plano de ação a partir dos objetivos de bem-estar e do perfil de cada um.

É o Time de Saúde que faz toda a coordenação de cuidado, encaminhando o colaborador para especialistas e hospitais, sempre que necessário, além de prescrever exames em laboratórios {com cobertura nacional}. 

Dá para medir o quanto os funcionários estão saudáveis?

Dá, sim. Foi com a visão de se tornar uma gestora de saúde que ajuda os colaboradores a ficarem mais saudáveis que surgiu o Score Magenta, índice individual de saúde, criado por profissionais da Alice a partir de protocolos científicos reconhecidos. Ele funciona como uma espécie de termômetro para medir níveis de saúde mental, alimentação, atividade física, hábitos saudáveis, sono e qualidade de vida, e é aplicado no nosso próprio aplicativo.

Para a empresa, o Score Magenta funciona como um mapa de saúde, ajudando você a identificar pontos de atenção e cuidado com o time. Importante: isso é feito por meio de dados agregados e anonimizados {jamais expomos a individualidade de cada funcionário}.

E se rolar alguma emergência?

Em caso de urgências, o colaborador tem à disposição o Alice Agora, um serviço no nosso app que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Em questão de segundos, o funcionário será atendido por um enfermeiro ou médico que vai acolhê-lo, entender seu problema e fazer o encaminhamento mais adequado para sua saúde.

Como os funcionários avaliam este modelo da Alice para Empresas, que é bem diferente dos convênios?

Entre os cerca de 60 clientes atuais da Alice para Empresas, a experiência já se mostrou bastante positiva: o índice de satisfação (CSAT) entre os funcionários que já têm o benefício é de 4,91 de 5.

E essas pessoas não só estão realmente felizes com o benefício, como também estão mais saudáveis. Estudos conduzidos pela Alice em 2021, com base na metodologia científica EUROQOL-5D, mostram que 90 dias com o apoio do Time de Saúde foram suficientes para que 76% dos membros com um baixo índice de qualidade de vida melhorassem seus indicadores.

E a vida do RH? Como fica com essas mudanças?

A Alice para Empresas foi desenvolvida para proporcionar uma experiência incrível para o RH. Para começar, o seu contato é direto com a Alice. Você fala com a gente sem a intermediação de corretores.

Além disso, os contratos são flexíveis, com transparência da estrutura de custos e ausência de multa por cancelamento. A contratação é simples e rápida, e a implementação ocorre em questão de dias.

Simplificamos a gestão do dia a dia para que seu time de RH possa usar esse tempo cuidando da saúde das pessoas ao invés de ficar resolvendo burocracias. Afinal, queremos ser parceiros em melhorar a qualidade de vida de todos {inclusive a sua}.

Todo esse cuidado com o colaborador e o RH não vai me trazer surpresas na hora do reajuste?

Uma grande novidade da Alice é o teto de reajuste para empresas com mais de 30 membros.

A Alice para Empresas se compromete com um reajuste de, no máximo, duas vezes o IPCA anual. Em 2021, por exemplo, com um índice de 10,06%, a revisão seria, no limite, de cerca de 20%. Mas a gente acredita que na maioria das vezes será menor – no ano passado, o reajuste foi de 10,5%.

Isso ajuda você a controlar melhor as despesas e traz previsibilidade para o negócio. É bem diferente do modelo de convênio tradicional, em que os reajustes são negociados entre cada empresa e operadora todos os anos. E sempre é uma surpresa. Há casos de aumentos de até 70% de um ano para outro.

Qualquer empresa pode ter Alice?

Não somos um plano de saúde convencional. Por isso, em primeiro lugar, queremos ser parceiros de empresas que se importam verdadeiramente com a saúde e com o equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida do funcionário. Queremos que estejam conosco nesta missão de tornar o mundo mais saudável. 

Neste primeiro momento, o foco são as empresas de até 250 funcionários com sede em São Paulo, com a maior parte dos colaboradores residindo na capital paulista. 

A cobertura é nacional?

Sim! Temos uma rede de parceiros com hospitais, laboratórios e médicos especialistas ao redor do Brasil para atender seus colaboradores que não residem em São Paulo. Sem contar com o Time de Saúde, que vai acompanhar a saúde dos funcionários no decorrer do tempo, e com o Alice Agora, que está disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, de qualquer lugar do planeta.

Tem reembolso e coparticipação?

Temos o melhor time de profissionais de saúde do Brasil, com pessoas escolhidas a dedo, com excelentes currículos e interesse no aprimoramento contínuo com base nas mais recentes pesquisas científicas. Os especialistas da Comunidade de Saúde {como chamamos nossa rede credenciada} são referências em suas especialidades e muitos atendem apenas pelo particular e pela Alice.

Por isso, não temos reembolso. Acreditamos que os melhores profissionais estão integrados ao sistema Alice, que recebem os encaminhamentos do Time de Saúde. Isso é melhor para a saúde dos funcionários e mais eficiente para o sistema como um todo. 

Desta forma, quando a decisão de ir a um especialista ou fazer um exame for tomada junto com o Time de Saúde, a coparticipação não é cobrada.

E se alguém precisar ir ao pronto-socorro? Sempre que possível, o ideal é acessar o Time de Saúde ou o Alice Agora, que vai fazer de tudo para resolver o problema de onde a pessoa estiver (conseguimos em 85% dos casos), sem ela precisar ir ao PS. Claro que existem emergências em que será preciso ir direto ao hospital, e os nossos profissionais vão direcionar o funcionário para essa solução sem que nada seja cobrado.

Ficou com alguma dúvida?

Marque uma conversa com a gente e teremos prazer em responder.