Conheça nossos planos de saúde

Ânsia de vômito: o que causa e como tratar? Descubra agora

Causas da ânsia de vômito podem ser desde um sintoma de uma intoxicação alimentar até de uma infecção, como a covid-19.

Time Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
Ânsia de vômito: o que causa e como tratar? Descubra agora

Ânsia de vômito: o que causa e como tratar? Descubra agora

Tamanho do texto

As sensações são velhas conhecidas e podem acontecer com qualquer pessoa em algum momento da vida: a gente começa a suar frio, tem uma salivação excessiva, sente uma fraqueza e lá vem aquela inquietude… Essa série de incômodos configura o que popularmente se chama de ânsia de vômito, estado em que ficamos quando estamos prestes a colocar “tudo pra fora”.

O que causa a ânsia?

O termo técnico usado para a ânsia de vômito é náusea. E as causas são variadas, já que é um sintoma bastante inespecífico, segundo Luís Antônio Soares Pires Filho, médico da família e comunidade da Alice.

Os principais são:

  • Intoxicação alimentar: quando a pessoa ingere um alimento contaminado ou com substâncias tóxicas, o corpo reage a essa intoxicação. Para se proteger, gera a náusea e, posteriormente, o vômito.
  • Intoxicação alcoólica.
  • Infecções em geral: entram aqui os quadros virais de influenza e covid-19, casos bacterianos, como amigdalite, e até mesmo infecções respiratórias ou no corpo que podem ter a náusea como um dos sintomas.
  • Vertigem: pode vir acompanhado desse sintoma, que é característico de problemas no labirinto. É muito comum a náusea se manifestar em casos de sensação de perda de equilíbrio e tontura.
  • Efeito colateral de medicação: há remédios que podem causar náusea, como antibióticos, antidepressivos, anticoncepcionais, medicamentos para a dor e até mesmo algumas vitaminas. Um caso clássico é a náusea como efeito colateral do tratamento quimioterápico contra o câncer.
  • Gravidez: é muito comum gestantes apresentarem náuseas no início da gravidez. Algumas grávidas sofrem até de hiperêmese gravídica, que é a náusea incontrolável durante a gestação.
  • Doenças gastrointestinais: refluxo gastroesofágico, gastrite, entre outras.
  • Problemas compressivos do trato gastrointestinal: como tumores.
  • Problemas de obstrução intestinal.
  • Problemas neurológicos.
  • Enxaqueca.

Algumas situações de náusea, portanto, podem ser preveníveis, como consumir sempre alimentos seguros e higienizados e evitar se expor a situações que possam desencadear o sintoma, como inalar fortes cheiros ou consumir muito álcool.

Como tratar a ânsia? 6 dicas

Dentre os medicamentos utilizados para tratar a náusea estão os antieméticos e os procinéticos, que ajudam a reduzir o mal-estar e a controlar a possibilidade do vômito. E a escolha do medicamento vai  depender da causa para a ânsia, explica o médico da família.

Mas há outras medidas não farmacológicas que podem ser adotadas para melhorar o enjoo:

1) Manter-se bem hidratado

Um dos maiores problemas da náusea e do vômito é a desidratação. Vale tentar melhorar a ingestão de líquidos e, sempre que tiver alguma dificuldade para beber água, fazer pausas e tomar os goles menores em intervalos de 15 a 30 minutos.

2) Manter-se bem alimentado

O ideal é preferir alimentos mais leves, em pequenas quantidades e de forma fracionada, conforme a pessoa se recupera do quadro. Em geral, é mais fácil aceitar alimentação mais pastosa do que alimentos sólidos ou muito pesados.

3) Preferir alimentos ricos em carboidratos mais simples e mais salgados

Um exemplo é a bolacha de água e sal, que é bem tolerada nesses quadros e ajuda a dar uma “acalmada” no estômago.

4) Gengibre

Apesar de ser uma receita antiga, e não ter estudos assertivos sobre sua eficácia, o consumo da planta pode ajudar em casos de náusea, sobretudo nas formas de raiz, xarope, ou mesmo bala.

5) Evitar alimentos com gordura

No geral, alimentos gordurosos tendem a agravar a sensação de enjoo.

6) Evitar cheiros muito fortes

Sobretudo pessoas que podem ter uma sensibilidade especial, como gestantes, pessoas que sofrem vertigem e quem tem enxaqueca.

A náusea pode ser um problema crônico?

A náusea costuma se manifestar de forma aguda (que começa de forma súbita e tem curta duração) e depois melhora com um tratamento medicamentoso ou com hidratação e alimentação corretas.

No entanto, há algumas situações específicas em que a pessoa pode sofrer de náusea crônica (que dura mais tempo) por estar com alguma doença que cause esse sintoma ou por estar em algum tratamento que não pode ser interrompido, a exemplo da quimioterapia.

Em alguns casos, explica o médico da Alice, o uso de tipos específicos de antidepressivos pode conter esse tipo de náusea crônica.

Quando devemos procurar ajuda médica?

O maior problema causado pela náusea é a desidratação, pois a pessoa perde muita água ao vomitar. Outro ponto de atenção a se observar é se os sintomas de enjoo não passam mesmo depois da medicação e do tempo transcorrido.

“Na maior parte das vezes é feito o tratamento sintomático, reforçado a hidratação e a pessoa pode terminar o tratamento em casa. Mas quando ela não consegue se manter hidratada ou alimentada, é interessante buscar um profissional, pois são sinais de gravidade”, explica Filho.

Outros pontos de atenção que podem motivar uma ida ao pronto-atendimento:

  • Sensação de fraqueza;
  • Sonolência excessiva, sem conseguir se manter acordada;
  • Não conseguir se hidratar;
  • Perceber que está sem lágrima ou sem saliva (sinal de desidratação);
  • Observar que está “secando” de tanto vomitar;
  • Apresentar muita dor abdominal por conta da vômito;
  • Apresentas sintomas além da náusea que não melhoram com o tratamento.

Alice tem o plano de saúde certo para a sua empresa

A Alice é um plano de saúde com um Time de Saúde que está preparado para ajudar seus colaboradores a resolverem qualquer queixa de saúde, com atendimento feito por médicos e enfermeiros 24 horas por dia, 7 dias por semana.

Nossa cobertura é nacional, com uma rede credenciada de excelência, incluindo os melhores hospitais e laboratórios, e especialistas escolhidos a dedo.

E olha só que prático: todas as informações que os nossos membros precisam para cuidar da sua saúde estão no app: encaminhamento e agendamento de consultas e exames, receitas, resultados integrados, histórico… A nossa coordenação de cuidado amarra todas essas pontas para que a gente acompanhe a jornada de cada pessoa e possa oferecer o melhor cuidado, de forma eficiente e resolutiva.

O resultado são colaboradores mais saudáveis e que amam a experiência de ter Alice.

Tudo isso com uma experiência incrível para o RH, com contratação rápida, sem burocracia, e com controle de custo.

Bora oferecer mais saúde para a sua equipe?

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos