A gestora de saúde Alice aderiu aos Princípios de Empoderamento das Mulheres (WEPs, em sua sigla em inglês), estabelecidos pelo Pacto Global da ONU e pela ONU Mulheres. 

Ao assinar os WEPs, assumimos publicamente nosso compromisso em promover a  igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres que trabalham na Alice. O que se estende, obviamente, para todas as membras Alice.

Além disso, passamos a fazer parte de uma rede global e local das Nações Unidas, que compartilha informações, publica cartilhas e manuais, promove eventos e webinars. Hoje essa rede conta com mais de 2 mil empresas ao redor do mundo e 197 no Brasil {sem dúvida, um bom lugar para boas trocas}.

Queremos tornar o mundo um lugar mais saudável e justo para as mulheres

O empoderamento das mulheres é uma das condições para alcançar um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) que estão no centro da Agenda 2030 (que aponta os principais desafios para alcançarmos um desenvolvimento sustentável). 

Estamos falando do Objetivo 5, que aborda as barreiras estruturais impostas ao empoderamento das mulheres na sociedade como um todo  Para a ONU, as empresas também são parte importante para alcançar os objetivos da agenda. Na Alice, não vamos fugir dessa responsabilidade e assumimos o compromisso de fazermos a nossa parte. 

Hoje as mulheres representam 57,5% do nosso time. Partimos de 33,3% em janeiro de 2020 e temos bastante orgulho desta evolução. Essa representatividade nos permite um ambiente de troca, aprendizado e diversidade de opiniões.

Considerando o grupo de pessoas gestoras (qualquer pessoa na Alice com pelo menos um reporte direto), mulheres representam 46,9%. Mesmo assim, sabemos que ainda há muito o que fazer. Portanto, estamos assumindo o compromisso de ter 40% de mulheres entre os gestores nos dois níveis mais seniores até 2024. Em julho, elas eram 27,8% desse total.  

Para isso, vamos nos guiar pelas diretrizes da ONU Mulheres e implantar ações como, por exemplo, um programa de mentoria para nossas Pitayas mulheres em paralelo com um programa de sucessão de carreiras. Mais detalhes estão no nosso relatório

Os  7  Princípios de Empoderamento das Mulheres

Os  Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU Mulheres são um conjunto de considerações que nos ajudam, como empresa, a incorporar no nosso negócio ainda mais valores e práticas que promovam a equidade de gênero e o empoderamento das mulheres. São eles:

1. Estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível.

2. Tratar todas as mulheres e homens de forma justa no trabalho, respeitando e apoiando os direitos humanos e a não-discriminação.

3. Garantir a saúde, segurança e bem-estar de todas as mulheres e homens que trabalham na empresa.

4. Promover educação, capacitação e desenvolvimento profissional para as mulheres.

5. Apoiar empreendedorismo de mulheres e promover políticas de empoderamento das mulheres através das cadeias de suprimentos e marketing.

6. Promover a igualdade de gênero através de iniciativas voltadas à comunidade e ao ativismo social.

7. Medir, documentar e publicar os progressos da empresa na promoção da igualdade de gênero.

Atualmente, já temos na Alice ações e iniciativas com foco na diversidade, inclusão e equidade de gênero. Mas sabemos que a agenda é grande, e esse trabalho de mudança não acaba em 2030 — prazo determinado pela ONU para atingir esses princípios. Sim, tornar o mundo mais saudável e igualitário é um trabalho para vida toda.

Leia mais:
Alice adere ao Pacto de Promoção da Equidade Racial