Nascemos com uma missão muito clara e imutável: tornar o mundo mais saudável. Sim, o mundo. Ou seja, todas as pessoas.

Sabemos que mais pessoas sofrem de doenças crônicas do que o ideal, que muitas pessoas vivem uma vida mais curta do que o ideal e, especialmente, que todo mundo poderia aproveitar momentos felizes por mais tempo, se tivesse mais saúde.

Mas sabemos também que, cada vez mais, as pessoas estão interessadas em melhorar a saúde. Por exemplo, em uma pesquisa do Google sobre as prioridades dos brasileiros em 2021, cuidar da saúde aparece em primeiro lugar, seguido de emagrecer e fazer exercícios.

Só que falar de saúde é chato e muitas vezes tabu. Já na Alice, nós temos a visão de um mundo onde o tema saúde é leve e divertido. Onde as pessoas não são tratadas como pacientes {saúde não é sobre doença, certo?} e sim como seres humanos complexos, capazes de atingirem o seu potencial máximo.

Como chegamos até aqui

Fizemos a seguinte conta um dia: se conseguirmos aumentar em 20 {bons} anos a expectativa de vida de todos brasileiros, estaremos adicionando 4 bilhões de anos! Isso são 4 bilhões de novos carnavais, Reveillóns, Natais, Rosh Hashanah, Ramadan, Vesak, entre outros. 4 bilhões de motivos para acreditar que tudo pode ser muito melhor do que é hoje.

Para fazer isso, sabíamos que não há remendo no que já existe. O setor de saúde é — pasmem — doente. É por isso que, quando idealizamos a Alice, decidimos criar tudo do zero: Time de Saúde com foco em atenção primária, promoção e prevenção de verdade, uso correto dos especialistas, parceiros maravilhosos em nossa Comunidade de Saúde.

Trouxemos para o Brasil o conceito de Value Based Health Caresaúde baseada em resultados. Além disso, construímos uma plataforma na qual nossos membros têm acesso a tudo relacionado à sua saúde em apenas um local: nosso app.

Para onde vamos agora

De acordo com o anuário Demografia Médica de 2020, produzido pelo CFM e pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, cerca de 60% dos médicos se concentram em apenas 39 municípios, dos 5.570 que compõem o nosso gigantesco Brasil. Enquanto nas capitais a taxa de médicos por mil habitantes é de 5,65, esse número cai para apenas 1,49 em outras regiões {uma diferença significativa, não?}.

Percebemos que tudo que criamos poderia beneficiar milhões de brasileiros. Chegou a hora de abrir nosso app para o mundo. Ou seja, qualquer pessoa — mesmo quem ainda não é membro da Alice — poderá ter uma experiência de saúde muito melhor com o nosso Super App (baixe na Play Store ou na Apple Store).

A partir de hoje, todos poderão agendar pelo aplicativo consultas avulsas com nutricionista, preparador físico e psicólogo, além de receber atendimento imediato — a qualquer hora do dia — dos nossos enfermeiros e médicos por meio do canal Alice Agora.

E o melhor de tudo: aqui, nosso foco está em gerar saúde de fato. É por isso que as consultas do Alice Agora incluem o acompanhamento posterior do profissional, para que você realmente fique melhor. Em outras palavras, cobraremos apenas um valor para ajudar as pessoas até o desfecho, não importando quantas interações serão necessárias.

Mas queremos ser muito mais que um Super App para oferecer consultas. Seremos o local onde as pessoas podem cuidar da sua saúde em um único lugar, seja participando de um programa de emagrecimento com um time multidisciplinar, recebendo prescrição e comprando medicamentos sem sair de casa, acompanhando sua nota de saúde e realizando tarefas para melhorá-la, participando de grupos de interesses em comum, ou concentrando todos os dados de sua saúde em um único local.

A concentração de serviços e dados de saúde na nossa plataforma vai permitir que nossa inteligência artificial, data science e machine learning, entendam o comportamento das pessoas e dos profissionais de saúde. Assim poderemos cada vez mais sugerir formas melhores e mais eficientes de cuidar da saúde, o que gera uma experiência muito superior para as pessoas e  maior margem para o profissional. Ou seja: saúde com base em valor, de fato.

Hoje, nossos estudos com base na metodologia EUROQOL-5D já mostram que 90 dias com o apoio do Time de Saúde foram suficientes para que 76% dos membros melhorassem seu índice de qualidade de vida. No mesmo período, 91% dos diagnosticados com depressão e 84% dos diagnosticados com ansiedade apresentaram melhoras do quadro, enquanto quase 80% perderam peso após três meses.

E esse é só o começo.

— André Florence

Quer saber mais, então veja as 5 vantagens que só a gestora de saúde Alice faz por você.