É bem comum que ao pensarmos em consultas de saúde nos venha logo à cabeça uma pessoa médica. Porém, no contexto da Atenção Primária, a equipe de enfermagem tem um papel fundamental para o cuidado integral de cada pessoa. 

Por aqui, não é diferente. Quem é membro(a) Alice e já usou o Alice Agora, nosso atendimento digital feito pelo app, sabe bem o que é ser atendido por um time de enfermagem preparado para te acolher e orientar em questões de saúde.

Vamos explicar, um pouco mais a fundo, como funciona na prática uma consulta de enfermagem.

Consulta de enfermagem e a Atenção Primária

Você provavelmente já escutou que a enfermagem é arte de cuidar. Mas a verdade é que esta prática vai muito além do cuidado, trata-se de uma ciência que consegue compreender o ser humano em suas dimensões biológicas, psicológicas, sociais e culturais.

Além disso, a enfermagem é imprescindível dentro do contexto da Atenção Primária (que aqui na Alice é feito por todo nosso Time de Saúde). Estamos falando do primeiro atendimento, digital ou presencial, feito assim que você chega com uma queixa ou demanda de saúde.

Este atendimento é chamado de Consulta de Enfermagem: um método baseado em evidências científicas que permite identificar sintomas e problemas de saúde, no qual é feito um primeiro diagnóstico para, assim, definir o melhor caminho a se seguir. 

Isso quer dizer que o(a) enfermeiro(a) pode resolver a demanda na mesma hora, por meio de orientações ou com a prescrição de medicamentos (aprovados por programas e protocolos governamentais/institucionais). Ou encaminhando a pessoa para outro serviço, que pode ser o atendimento da equipe médica de família, uma consulta com especialistas, pronto-socorro, laboratórios etc. 

Coordenação de cuidado

Além disso, o(a) profissional de enfermagem exerce um papel fundamental na coordenação do cuidado da cada pessoa, através do vínculo e acompanhamento constante {afinal, saúde se cuida todos os dias}.

Acompanhamento que permite ao(à) enfermeiro(a) conhecer melhor a pessoa e o seu contexto de vida e assim, entregar saúde de forma mais humana e personalizada. Tudo feito por meio de uma escuta ativa e empática, livre de julgamentos, promovendo o vínculo, a confiança e mais qualidade de vida.

A importância do profissional de enfermagem

Sendo assim, médicos(as) e enfermeiros(as) desempenham diferentes papéis no processo de cuidar, e ambos têm enorme importância no acompanhamento de saúde. Afinal, estamos falando de saberes diferentes, mas complementares. 

Na Alice construímos uma cultura de crescente valorização do nosso time de enfermagem: fundamental na gestão de saúde de cada pessoa membra. Não é à toa que mais de 80% das queixas de saúde são resolvidas pelo Alice Agora, num trabalho conjunto do time de enfermagem e da equipe médica da Alice.

Por isso, se você é membro(a) Alice não se esqueça: por trás de cada atendimento do Alice Agora existe um(a) profissional de enfermagem pronto para te ouvir e preparado para cuidar da sua saúde, como deve ser.