Conheça nossos planos de saúde

Como é a consulta de enfermagem {online e offline}?

Seja digital ou presencialmente, a equipe de enfermagem é capaz de avaliar a saúde e até prescrever medicamentos ou exames.

Time da Alice
| Atualizado em
5 min. de leitura
Como é a consulta de enfermagem {online e offline}?

Como é a consulta de enfermagem {online e offline}?

Tamanho do texto

Atualizado em 02 de setembro de 2022.

A equipe de enfermagem pode fazer consultas? Pode, sim! E não há só um tipo, mas dois: online/digital {via o app da Alice, por exemplo} e offline/presencial {nas duas unidades da Casa Alice, em São Paulo}.

Quando pensamos na Atenção Primária à Saúde, que é o modelo de saúde que prioriza o cuidado integral de cada pessoa, as consultas de enfermagem são essenciais, segundo Daniele Scherbaty, gestora dos enfermeiros onsite, que atuam presencialmente na Casa Alice.

“Nem sempre as pessoas sabem disso, mas a enfermagem tem autonomia para atuar no protagonismo do cuidado de cada pessoa. E a gente consegue resolver muita coisa sem passar por uma interconsulta com a equipe médica, por exemplo, embora elas sejam complementares”, explica.

Scherbaty traz o exemplo das consultas de pré-natal: se a membra gestante se queixa de uma dor nas costas, a equipe médica pode avaliar se é uma questão de aumento de peso, que poderia levar ao desconforto, ou se é reflexo de alguma inflamação. Já a enfermagem amplia o olhar e analisa o que mais pode ser feito. 

“A(O) enfermeira(o) pode ensinar práticas que aliviam a dor, como algumas técnicas de relaxamento. É um olhar mais amplo do problema, e uma solução complementar. Mas uma consulta não substitui a outra”, detalha. 

Tudo isso é feito por meio de uma escuta ativa e empática, livre de julgamentos, promovendo o vínculo, a confiança e mais qualidade de vida.

Consulta online de enfermagem: como é?

Quem já usou o app da Alice sabe o que é ser atendido pela equipe de enfermagem! 

Isso porque esses profissionais estão presentes tanto na aba do Alice Agora, para casos mais urgentes, quanto entre a equipe de saúde que acompanha os membros integralmente – com foco no cuidado e na prevenção.

E se a pessoa tiver uma queixa que demande um remédio? Não há problema algum em ser atendido pela enfermagem, que é capacitada a prescrever medicamentos ou exames, caso sejam necessários

Vale reforçar: enfermeiras(os) podem, sim, prescrever remédios ou exames nas consultas de enfermagem, desde que trabalhem em instituições de saúde com protocolos que garantam essa autonomia {como é o caso na Alice}.

Se não for possível resolver o problema digitalmente, a equipe de enfermagem também é capacitada a encaminhar o membro a outro serviço, como pronto-socorro/hospitais e laboratórios, ou para o atendimento dos profissionais médicos especialistas.

A história do membro Tiago Soico é um exemplo disso! Depois de uma batida de cabeça que deixou um olho roxo {imagine o susto!}, três enfermeiras do Alice Agora se revezaram nos seus cuidados e enviaram uma ambulância para atendê-lo. 

Scherbaty lembra também que os enfermeiros permeiam outros espaços digitais, embora sem o contato direto com os membros. É o caso dos profissionais do acolhimento, da coordenação do cuidado e do time de Health Excellence {responsáveis pela construção de protocolos que embasam os atendimentos, ou as lógicas de saúde}.

E offline? Como é a consulta de enfermagem presencialmente? 

Além da escuta ativa e no olhar ampliado das queixas do membro, os profissionais de enfermagem que atuam onsite {ou presencialmente} também realizam os procedimentos e exames que são necessários. 

Segundo Scherbaty, as avaliações e atendimentos ginecológicos são os mais comuns. “A gente avalia as queixas, os sintomas, fazemos o exame físico e entendemos quais são as expectativas e as preocupações da pessoa membra. Dali eu tenho um diagnóstico de enfermagem”, diz. 

Para ficar clara a diferença, a enfermeira explica que, na consulta médica, é mais comum que o profissional se concentre na queixa e nos sintomas, e se preocupe com a conduta {quais medicamentos podem ajudar o membro, por exemplo}. 

“Na enfermagem, a gente tem uma visão mais ampla do cuidado. Em uma queixa ginecológica, por exemplo, será que a pessoa tem algum questionamento sobre a sexualidade? Será que ela está segura com o método contraceptivo que usa? Será que não há algo além, com o parceiro sexual, que pode estar por trás dessa questão também?”, exemplifica. 

Na Casa Alice, a equipe de enfermagem realiza diferentes procedimentos, como a coleta do exame Papanicolau, avaliação das mamas, contracepção {como a retirada do DIU} e, para além da saúde feminina, lavagem de ouvido, avaliação e cuidado de lesões de verrugas e realização de curativos complexos. 

“Esses saberes são nossos e há momentos em que compartilhamos o cuidado com os médicos. Por exemplo, se o médico observa uma ferida, chama o enfermeiro para cuidar dela”, detalha. 

E a conexão entre o time digital e presencial é constante, segundo a enfermeira. “Na Alice, a primeira escuta do membro é feita pelo time digital. Dependendo do que for demandado, a equipe digital pode resolver ou encaminhar aos profissionais onsite, sejam médicos, enfermeiros ou técnicos de enfermagem”, explica. 

Qual é a função do enfermeiro, do técnico de enfermagem e do auxiliar de enfermagem?

Enfermeiro, técnico e auxiliar são diferentes categorias profissionais dentro de um mesmo guarda-chuva: a enfermagem.

Cada um tem sua função e responsabilidades, e você pode conhecer melhor o papel de cada um aqui: 

Tudo sobre a enfermagem: qual é o papel dessa equipe?

O que faz o técnico de enfermagem?

O que faz o auxiliar de enfermagem?

O que a enfermagem da Alice pode fazer pela sua saúde?

 

O que achou desse artigo?

Média: 1,00 / 1 votos

1 estrela2 estrelas3 estrelas4 estrelas5 estrelas

Ao navegar neste site, você está de acordo com a nossa Política de Privacidade

Quanto custa o plano de saúde Alice?

Faça uma cotação para a sua empresa

Plano de saúde empresarial da Alice

Os melhores hospitais, laboratórios e atendimento 24 horas pelo app para cuidar dos seus colaboradores.

Ver planos